quinta-feira, 15 de maio de 2014

Açores comemoram Noite Europeia e Dia Internacional dos Museus

A Direção Regional da Cultura, através dos seus Serviços Externos, associa-se às comemorações da Noite Europeia dos Museus e do Dia Internacional dos Museus, que se celebram a 17 e 18 de maio, respetivamente, promovendo a realização de uma série de atividades subordinadas ao tema “Museus: coleções criam conexões”.

O Museu de Angra do Heroísmo assinala as duas datas privilegiando o papel das coleções, consideradas testemunhos da história do Homem e criadoras de ligações afetivas com a comunidade, através da memória coletiva.

O programa de atividades organizado para 17 de maio decorre sob o tema da aventura, centrando-se na exploração de uma das mais emblemáticas peças da coleção do museu, o barco de papel "Autonomia", no qual Francisco Barreto Corte-Real fez a viagem entre a Terceira e S. Miguel, de 17 para 18 de maio de 1895, para comemorar a Autonomia Açoriana, concedida pelo governo nacional chefiado pelo micaelense Hintze Ribeiro, que estava a ser festejada em Ponta delgada.

A partir das 10h00, no âmbito de uma parceria com a Portos dos Açores, decorrerá uma pintura mural junto à rampa do Porto de Pipas, inspirada na aventura do "Autonomia", cuja coordenação estará a cargo da artista plástica Phillipa Cardoso, autora do desenho.

Paralelamente, decorrerão aulas abertas de caiaque, orientadas por monitores do Iate Clube de Angra do Heroísmo.

Nestas iniciativas podem participar crianças a partir dos cinco anos, jovens e adultos, devendo a inscrição ser feita através do telefone 295 240 800 ou do endereço eletrónicomuseu.angra.agenda@azores.gov.pt.

O custo de participação em cada atividade é de 5 euros.

Na tarde deste dia, realiza-se, no auditório do Edifício de S. Francisco, uma sessão aberta de zumba, da responsabilidade da monitora Sandra Coelho, estando também prevista uma demonstração de escalada na fachada da Igreja de Nossa Senhora da Guia, a cargo da secção de Escalada do grupo Os Montanheiros.

Entre as 16h00 e as 18h00, o claustro acolherá demonstrações de artes marciais, que serão apresentadas pelo Clube do Jogo do Pau da Ilha Terceira, Clube Shotokan de Angra do Heroísmo, KickBoxing Club de Angra do Heroísmo e Escola de Krav Maga Açores.

Das 20h00 às 22h00, o Museu de Angra do Heroísmo abre uma das suas mais ricas reservas, dedicada à Militaria, permitindo aos visitantes a possibilidade de ver e manusear algumas das armas que marcaram diversos momentos históricos e que integram o nosso imaginário coletivo.

Paralelamente, decorrerá no claustro uma projeção de imagens das cerca de duas centenas de peças que, desde 2006, têm sido fotografadas por António Araújo, no âmbito da rubrica Museu Aberto, publicada quinzenalmente no Diário Insular.

Ainda nessa noite, será retomado o tema da viagem do "Autonomia" com a projeção no adro da Igreja de Nossa Senhora da Guia da comédia musical "As Sete Viagens de Jeremias Garajau", de Zeca Medeiros, que revisita, através da música, da dança e do teatro, algumas das mais importantes efemérides da História dos Açores.

Com este programa de atividades, o Museu de Angra do Heroísmo segue as diretivas do Conselho da Europa, que incentivam a promoção de atividades que atraiam audiência mais jovem aos museus, nomeadamente através da renovação dos métodos tradicionais de participação.

Por sua vez, o Museu Francisco de Lacerda, em S. Jorge, vai assinalar estas efemérides promovendo, a 18 de maio, pelas 16h00, a inauguração da exposição itinerante “Natália Correia: A Feiticeira Cotovia”, uma mostra organizada pela Direção Regional da Cultura em 2013, a propósito das comemorações regionais do 90.º aniversário de nascimento e do 20.º aniversário da morte da grande escritora açoriana.

Dois dias antes, a 16 de maio, pelas 21h30, o Museu do Pico promoverá a apresentação da fase final da atividade intitulada “O Museu como fator de inclusão social”, através da qual foi desenvolvido um projeto pelos utentes do Centro de Atividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia da Madalena, que consistiu na elaboração de uma brochura 'artesanal', produzida com materiais recicláveis, alusiva ao Museu do Pico.

No Museu de Santa Maria, a efeméride será assinala a 18 de maio com a abertura da exposição temporária intitulada “Baleação na Ilha do Pico – O Espírito do Lugar”.

Esta mostra, constituída por 15 fotografias da autoria de Rainer Heelberg, que pertencem ao acervo do Museu do Pico, convida à reflexão sobre a importância económica da atividade baleeira nos Açores.

No Museu das Flores será inaugurada, na noite de 17 de maio, abrindo ao público na tarde do dia 18, a exposição de pintura a óleo e acrílico sobre tela da autoria de Certon Kisters, um jovem pintor holandês, autodidata, que reside nas Flores há cerca de oito anos e pinta sobre vários temas relacionados com a ilha.

No âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Museus, o Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, vai realizar uma atividade intitulada “Multiplicação do Pão”, constituída pela exibição do documentário "Pão", da autoria de André Laranjinha, e coprodução Museu Carlos Machado/Alice’s House, em diferentes datas e locais.

Hoje decorrem sessões de manhã e de tarde no Teatro Ribeiragrandense dirigidas ao público escolar, enquanto, realizando-se às 20h30 uma sessão para o público em geral, com a apresentação do realizador.

O Museu Móvel do Museu Carlos Machado marcará também presença com uma exposição relativa ao fabrico do pão, enquanto o Museu Municipal da Ribeira Grande apresentará uma mostra de objetos relacionados com agricultura e a manufatura do pão.

A 18 de maio, pelas 15h00, terá lugar uma apresentação pública do filme no Centro de Monitorização e Interpretação das Furnas e, no dia 22, será apresentado no Cine Teatro Lagoense, pelas 21h00, numa sessão que terá a presença do realizador André Laranjinha.

O Dia Internacional dos Museus comemora-se desde 18 de maio de 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus, um organismo da UNESCO, enquanto a Noite Europeia dos Museus foi criada em 2005, por iniciativa do Ministério francês da Cultura e da Comunicação.



GaCS

Sem comentários:

Enviar um comentário