O Secretário Regional do Turismo e Transportes anunciou hoje, em Santa Maria, que o Governo dos Açores está num processo muito avançado de captação de um projeto associado à Estação da Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais (RAEGE), para o estudo das alterações climáticas.
Vítor Fraga frisou que este é “mais um passo de consolidação” naquilo que o Governo dos Açores tem vindo a definir ao longo do tempo na área das tecnologias e está enquadrado nos eixos e ações da Agenda Digital e Tecnológica, nomeadamente no programa Infratec Açores+.
Caso seja garantida a sua execução, este projeto servirá para potenciar a utilização da Estação RAEGE de Santa Maria, rentabilizando-a e conseguindo “ter os Açores colocados nesta plataforma científica a nível global como sendo um local de referência, dadas as suas condições, quer de infraestruturas, quer pelo posicionamento geoestratégico da Região”.
O Secretário Regional, que falava aos jornalistas depois de ter acompanhado o Presidente do Governo numa visita às obras de construção da Estação RAEGE em Santa Maria, adiantou ainda que esta estação, fruto de uma parceria entre o Governo dos Açores e o Ministério do Fomento do Governo de Espanha, “irá trazer para a ilha, um grande 'know-how' nesta matéria e será uma fonte de geração de emprego fortemente qualificado”.
“Estamos a falar de criar seis postos de trabalho altamente qualificados e que irão contribuir de uma forma muito ativa para a captação de 'know-how' para a Região”, potenciando de forma determinante os Açores, quer pela sua localização geoestratégica, quer no contexto do desenvolvimento tecnológico a nível mundial, salientou Vítor Fraga.
A Estação RAEGE surge de uma gestão partilhada entre o Governo dos Açores e o Ministério do Fomento do Governo de Espanha e produzirá “um conjunto de informação que será disponibilizada para os vários parceiros que interferem nesta área de atuação, podendo as próprias empresas ter acesso a esta mesma informação para desenvolverem todo o seu trabalho”, revelou o Secretário Regional.
Vítor Fraga salientou ainda que a intenção é que “a Universidade dos Açores tenha um contributo ativo nesta matéria, podendo usufruir de todos os dados que sairão daqui”.
As obras da Estação RAEGE estão a decorrer, prevendo-se que esteja em condições de ser inaugurada dentro de um ano, “na altura em que a Região irá acolher um evento de projeção mundial, onde estarão os principais 'stakeholders' de todo este processo aqui nos Açores”, frisou o Secretário Regional.
|
|
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário