quarta-feira, 14 de maio de 2014

Governo aposta na criação de condições para valorizar o pescado dos Açores, garante Vasco Cordeiro

A reabilitação da Lota de Vila do Porto, num investimento de cerca de 300 mil euros, enquadra-se no objetivo prioritário de valorização do pescado dos Açores, com vista ao aumento do rendimento dos profissionais deste setor e ao incremento das exportações, anunciou hoje o Presidente do Governo.

 “O principal objetivo que temos de prosseguir nesta área não é tanto o de criar as condições para que se pesque mais, mas sim para que se venda melhor o resultado desta atividade”, afirmou Vasco Cordeiro, que falava na apresentação do projeto, no âmbito da visita estatutária à ilha de Santa Maria.

“Temos ainda muito trabalho pela frente e vários desafios a vencer”, assegurou o Presidente do Governo, que se manifestou convicto de que “é possível aumentar as exportações, sobretudo produtos da pesca transformados, exportar uma marca, um conceito que possa relacionar a pesca nos Açores com a sustentabilidade, com o caráter artesanal das artes e com a condição geográfica privilegiada da nossa Região”.

Segundo o Presidente do Governo, a concretização desta estratégia com vista ao aumento do rendimento dos profissionais da fileira da Pesca assenta na “preocupação fundamental” com a sustentabilidade da exploração dos recursos.

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro adiantou, por outro lado, que a requalificação da Lota de Vila do Porto, prevista na Carta Regional das Obras Públicas, prossegue o investimento que o Governo dos Açores tem realizado na Rede de Lotas de toda a Região.

“Esta obra de reabilitação e aquisição do novo equipamento vai permitir à Lotaçor prosseguir e concluir o processo de certificação do sistema de Segurança Alimentar que já é reconhecido na maioria das lotas da Região pela Associação Portuguesa para a Certificação – APCER”, anunciou o Presidente do Governo, para quem estes investimentos constituem mais um “passo essencial para valorizar o peixe dos Açores nos mercados a que se dirige”.

Nesse sentido, revelou que o Governo vai lançar a concurso a empreitada de Requalificação e Ampliação da Lota da Madalena, na ilha do Pico, uma obra que tem por objetivo melhorar as condições de receção, manuseamento e expedição do pescado, garantindo o cumprimento dos requisitos legais em vigor.

No terceiro dia da visita estatutária a Santa Maria, Vasco Cordeiro assegurou ainda que o setor das Pescas vai ter ao seu dispor uma nova oportunidade com a entrada em vigor do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP) que, depois da recente aprovação pelo Parlamento Europeu, que incluiu várias das pretensões dos Açores, deverá brevemente ser avalizado pelo Conselho de Ministros da União Europeia.

“Este fundo apresenta uma componente que reputamos de grande importância para os Açores, na perspetiva em que permite ao setor aproveitar o potencial dos jovens que se dedicam à Pesca, criando mecanismos de apoio para que se possam constituir como empresários”, destacou Vasco Cordeiro, salientando que, na prática, o Governo cumpre o seu dever, ao disponibilizar os mecanismos para que também uma nova geração de pescadores possa tirar do seu trabalho o maior rendimento possível, adequando a sua experiência às novas regras de boa gestão empresarial.


Anexos:
2014.05.14-PGR-ProjetoLotaVilaPorto.mp3

GaCS

Sem comentários:

Enviar um comentário