sexta-feira, 9 de maio de 2014

Governo dos Açores vai apoiar este ano as Forças de Segurança com uma verba superior a 600 mil euros

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas revelou hoje que o Governo dos Açores vai apoiar, este ano, as Forças de Segurança com um montante superior a 600 mil euros, no quadro da parceria “leal e franca” que tem existido, mas frisou que é responsabilidade do Estado dotar estas forças com os meios necessários à sua atividade.

“Esta parceria tem sido frutuosa e com expressão prática, mas não esquece que é responsabilidade do Estado assegurar as condições necessárias para que as Forças de Segurança desenvolvam a sua atividade com os recursos humanos e os meios necessários”, afirmou Rodrigo Oliveira, numa intervenção na cerimónia comemorativa do 15.º Aniversário do Comando Regional dos Açores da PSP, na Madalena do Pico.

Rodrigo Oliveira, que representou o Presidente do Governo nesta cerimónia, assegurou que o Executivo regional “tem estado, e continuará a estar, disponível para apoiar as Forças de Segurança, sempre que for do interesse dos Açorianos que tal aconteça”.

Na sua intervenção, recordou que, no âmbito do protocolo assinado para melhorar a operacionalidade e eficiência das Forças de Segurança sediadas nos Açores, que afeta a este fim 30 por cento da receita global regional proveniente das contraordenações rodoviárias, foi possível no ano passado disponibilizar à PSP e à GNR viaturas, computadores, notebooks, equipamento para videoconferência e material informático.

“Não ficaremos por aqui nesta parceria. Nesse sentido, encarrega-me o Senhor Presidente do Governo de anunciar que, ainda no decorrer deste ano, estas Forças de Segurança vão dispor de mais uma viatura tipo ‘Furgon’, duas viaturas ligeiras, uma moto-quatro e duas viaturas de intervenção rápida”, afirmou Rodrigo Oliveira, acrescentando que, no quadro desta parceria, serão também recuperadas este ano as instalações das Forças de Segurança nas ilhas do Pico, São Jorge, Terceira e São Miguel.

“Em 2014, a Região apoiará as Forças de Segurança com um montante global superior a 600 mil euros”, revelou o Subsecretário Regional, salientando que “este esforço feito pela Região permite acentuar o espírito autonómico e dá expressão prática à Autonomia”.

Nesse sentido, Rodrigo Oliveira assegurou que “o Governo dos Açores está disponível, na medida das possibilidades e competências da Região, para que se possa trabalhar e viver melhor” no arquipélago, destacando a importância do papel desempenhado por todos os que trabalham diariamente para que os Açores sejam “um lugar seguro para se viver e visitar, condição, aliás, cada vez mais valorizada a nível social, mas também no campo económico”.

“Em nome do Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, faço, assim, votos para que continuem a demonstrar este empenhamento e este espírito abnegado no desenvolvimento da vossa missão e que seja possível manter e reforçar esta nossa parceria, porque há algo comum que nos une: o serviço que prestamos às Açorianas e aos Açorianos”, afirmou Rodrigo Oliveira.


Anexos:
2014.05.09-SsRPRE-ComandoRegionalPSP.mp3
GaCS

Sem comentários: