O Diretor Regional das Comunidades destacou, em Toronto, no Canadá, a importância que os grupos folclóricos assumem na promoção e divulgação da identidade cultural dos Açores nos países de acolhimento.
“O trabalho desenvolvido pelos grupos folclóricos açorianos, neste caso concreto, o do Grupo Folclórico Pérolas do Atlântico, para além de ser motivo de orgulho para os Açores e para todos os açorianos, tem contribuído eficazmente para a dignificação das nossas ilhas e do nosso povo”, afirmou Paulo Teves, que falava no aniversário do Grupo Folclórico Pérolas do Atlântico, na Casa dos Açores do Ontário, em que participaram mais de 350 pessoas.
Na sua intervenção, o Diretor Regional enalteceu a responsabilidade que os jovens açor-descendentes assumem “no compromisso de honrar e homenagear os açorianos que, desde 1953, residem no Canadá”, salientando que “a participação ativa dos jovens valorizará o esforço efetuado pelas gerações que os precederam, com vista à preservação e promoção da Açorianidade”.
Paulo Teves desafiou ainda os jovens presentes a conhecerem a terra de origem dos seus pais e avós e a assumirem um papel interventivo na defesa dos interesses dos açorianos emigrados e seus descendentes, bem como a comungarem dos desafios e aspirações dos Açores.
“A participação ativa dos nossos jovens nas diversas iniciativas comunitárias será uma mais-valia para a preservação e divulgação dos seus valores patrimoniais e culturais e, ao mesmo tempo, um meio eficaz para fomentar e promover as relações entre os dois lados do Atlântico”, frisou Paulo Teves.
O Grupo Pérolas do Atlântico, composto por 45 elementos, na sua maioria jovens açor-descendentes, tem como missão preservar e divulgar as tradições e danças típicas dos Açores, assim como estimular o interesse e orgulho dos jovens luso-canadianos pelas suas raízes culturais.
Com inspiração no folclore e nas tradições das nove ilhas do arquipélago, este grupo realizou um importante trabalho discográfico que veio valorizar e enriquecer o seu apreciável currículo.
No âmbito da visita que está a realizar ao Canadá, Paulo Teves reúne-se hoje com a direção da Casa dos Açores do Winnipeg, deslocando-se depois para a província de Alberta, onde tem agendados encontros com várias instituições ligadas às comunidades portuguesas das cidades de Calgary e Edmonton.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário