quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Exposição “A Biblioteca de Bartolomeu” inaugurada sexta-feira na BPARPD (rectificada)



No próximo dia 10 de Setembro, pelas 21h00, decorrerá a inauguração da Exposição “A Biblioteca de Bartolomeu” nas instalações da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada. Esta Exposição desenvolve-se em torno do projecto que Bartolomeu Cid dos Santos concebeu e executou, em 1991, para o átrio sul da estação de Entre Campos, a convite da Administração do Metropolitano de Lisboa: um painel, em pedra gravada, representando as prateleiras de uma Biblioteca.

Percorrendo os livros dispostos nas estantes, lendo as imagens e os títulos das suas capas e lombadas, somos convidados a estabelecer uma relação de afinidade entre a Biblioteca de Bartolomeu, gravada em pedra, e algumas das obras, impressas em papel, que a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada possui no acervo das suas Livrarias particulares, designadamente as de José do Canto, Ernesto do Canto, Antero de Quental, Teófilo Braga, Armando Côrtes-Rodrigues e Natália Correia.

Bartolomeu Cid dos Santos (1931-2008) foi o artista português do século XX que maior destaque alcançou na área de Gravura, tendo assegurado a regência dessa disciplina durante cerca de 40 anos na Slade School of Fine Art de Londres. As suas obras fazem parte das colecções de instituições de relevo internacional, como a Biblioteca Nacional em Paris, o Museu Britânico em Londres, ou o Museu de Arte Moderna em Nova Iorque.

A abrir o evento, será proferida uma palestra sobre a obra de Bartolomeu Cid dos Santos, pelo Dr. José Luís Porfírio.

Com a abertura desta Exposição, que estará patente ao público no corredor do rés-do-chão até ao dia 27 de Novembro, entra em vigor o horário de Inverno (a partir de 13 de Setembro) da Biblioteca Pública e Arquivo Regional (Dias de semana, das 09h00 às 19h00; Sábados, das 14h00 às 19h00).


GaCS/SF/BPARPD

Sem comentários:

Enviar um comentário