segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Fórum "Voluntariado - Uma Cidadania Sustentável" arrancou hoje em Ponta Delgada



Iniciou-se esta manhã, na Academia das Artes, em Ponta Delgada, o Fórum Regional "Voluntariado – Uma Cidadania Sustentável", uma iniciativa do Governo dos Açores, através da Direcção Regional da Juventude, e da Associação Nacional de Ex-Voluntários Europeus (ANEVE) que contou com a presença de vários jovens e técnicos que trabalham directamente com jovens da ilha de São Miguel.

Este Fórum tem como objectivos reflectir e compreender a realidade dos jovens voluntários na Europa, promover e incentivar a participação activa dos jovens no serviço cívico e do voluntariado nos acontecimentos nacionais e internacionais, promover novas oportunidades para os jovens através de programas de voluntariado, em particular o Serviço Voluntário Europeu e promover a educação não-formal entre participantes e organizações.

Na sessão de abertura, o Director Regional da Juventude, Bruno Pacheco, reforçou a importância do voluntariado como peça fundamental para o incremento de uma melhor cidadania. Por outro lado, e de acordo com o estabelecido no programa do Governo, é propósito do Governo dos Açores apostar nesta vertente junto da juventude açoriana, a par com a educação para o empreendedorismo. Deste modo, o Voluntariado é considerado, assim, a par do empreendedorismo, como uma das faces da mesma atitude: a capacidade de ter iniciativa.

Bruno Pacheco anunciou, ainda, que no final do mês de Outubro o Governo dos Açores, através da Direcção Regional da Juventude, lançará o novo programa de Voluntariado para jovens, aprovado em Conselho de Governo no passado mês de Julho. Este programa servirá, por um lado, para mediar as vontades colectivas e individuais e, por outro, permitir que a pratica do voluntariado seja mais disseminada na nossa sociedade.

Esta estratégia de incremento do voluntariado visa, também, fazer com que as competências adquiridas por essa via sejam reconhecidas e valorizadas, que os projectos de voluntariado sejam encarados como uma ferramenta da educação não formal e como suporte para a educação formal, potenciando, igualmente, a participação activa e o crescimento das Entidades, promovendo a diversidade, inclusão e a igualdade de género.

No inicio dos trabalhos , o Presidente da ANEVE, António Gomes, apresentou a Semana de Voluntariado, onde está inserido o Fórum Ibérico, que decorrerá no Porto, de 3 a 5 de Dezembro de 2010, e que contará com a presença de 5 jovens açorianos. Durante estes três dias, os jovens das várias cidades onde decorreram os fóruns apresentarão as conclusões obtidas localmente.

As conclusões do Fórum Ibérico, a realizar em Dezembro, no Porto, serão apresentadas à Comissão responsável pelo Ano Europeu do Voluntariado, assim como à Comissão Europeia e decisores políticos.



GaCS/DRJ

Sem comentários:

Enviar um comentário