
O Director Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor entregou em Ponta Delgada, vários certificados de participação e diplomas de língua portuguesa a jovens europeus que estagiaram nos Açores, durante cinco meses, no âmbito do programa da Assembleia das Regiões da Europa, Eurodisseia.
Na ocasião, Rui Bettencourt, também Secretário-Geral do programa, destacou a importância do Eurodisseia que, mesmo após a sua criação (há 25 anos), continua a apresentar “ uma grande pujança”.
O Director Regional realçou ainda o facto deste programa ser “emblemático” e o primeiro na Europa a organizar estágios profissionais.
“O Eurodisseia não é só o mais emblemático, o mais antigo e o mais eficiente dos programas de mobilidade como é aquele que a Assembleia das Regiões da Europa tem mais orgulho”, sublinhou.
Outro dos aspectos destacados por Rui Bettencourt foi o “balanço muito positivo” feito pelos próprios estagiários, havendo mesmo alguns que desejam permanecer nos Açores.
Actualmente 44 jovens açorianos encontram-se a estagiar em várias regiões europeias, seguindo o princípio da reciprocidade, em áreas tão diversas como o turismo, arquitectura, belas-artes, serviço social, jornalismo, biologia e psicologia.
Aos jovens que regressam às suas regiões de origem, Rui Bettencourt pediu que fossem, ainda, “embaixadores dos Açores”.
Neste segundo grupo encontram-se estagiários com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, oriundos das regiões espanholas.
GaCS\SM
Sem comentários:
Enviar um comentário