domingo, 13 de novembro de 2011

Carlos César presente na reabertura da Sala Teófilo Braga na Biblioteca Pública de Ponta Delgada


Carlos César esteve ontem, ao fim da tarde, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada (BPARPD), presidindo à reabertura oficial da Sala Teófilo Braga, onde está patente uma exposição biográfica daquele antigo Presidente da República.

O Presidente do Governo, que se encontrava acompanhado da sua mulher, Luísa César, apreciou demoradamente os painéis, fotografias e outros objectos que compõem a exposição, alguns dos quais integravam o espólio que foi adquirido aos herdeiros de Teófilo Braga pela Junta Geral do Distrito Autónomo de Ponta Delgada, em 1928 – e que se encontram, desde então, à guarda da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada –, tendo outros sido devolvidos à região pelo Museu da Presidência da República, onde se encontravam há já vários anos.

Dar a conhecer melhor o político, escritor e ensaísta micaelense, que foi Chefe de Estado nos tempos conturbados da I República, é o grande objectivo desta exposição permanente.

A reabertura da sala é o penúltimo evento das comemorações, nos Açores, do Centenário da República, que encerrarão, oficialmente, no próximo sábado, com a inauguração da Casa Museu Manuel de Arriaga, na cidade da Horta.

Também ontem, e na mesma BPARPD, Carlos César presidiu à inauguração da exposição comissariada por Carlos Enes "O Fútil e o Útil: Apelos da Publicidade na I República", que ficará patente até 12 de Maio de 2012, no normal horário de funcionamento da Biblioteca.

A mostra, que apresenta sete módulos constituídos por anúncios publicitários e algumas peças do quotidiano da época, pretende destacar aspectos da vida micaelense no período da Primeira República, designadamente no que pode entender-se por fútil e útil nos hábitos de consumo e nos consequentes apelos da publicidade veiculada pela imprensa de então.



GaCS

Sem comentários: