
O auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na cidade da Horta, acolhe no próximo sábado, pelas 21 horas, a conferência “Manuel de Arriaga: um intelectual político entre o sonho e a realidade”, pelo Professor Doutor António Reis.
A iniciativa, que terá lugar pelas 21 horas, enquadra-se no âmbito das Comemorações do Centenário da República nos Açores e da inauguração, que acontece também naquele dia, da Casa Manuel de Arriaga.
Natural de Lisboa, onde nasceu em 1948, António Reis é licenciado em Filosofia pela Universidade de Friburgo (Suíça) e Doutorado em História, especialidade História Cultural e das Mentalidades Contemporâneas, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Com uma vasta biografia social, política e académica e com várias obras publicadas, António Reis foi militante activo da Oposição Democrática ao regime salazarista, dirigente do movimento estudantil, co-fundador do Partido Socialista e redactor da revista Seara Nova
(1969-1974).
Como oficial miliciano, participou na preparação e execução da operação militar que pôs termo à ditadura em 25 de Abril de 1974.
Foi deputado da Assembleia Constituinte, deputado na Assembleia da República (de 1976 a 1983 e de 1995 a 2002), Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, Presidente da
Comissão Parlamentar de Ética e Presidente da Delegação Portuguesa à Assembleia da OSCE.
Em 1978, integrou o II Governo Constitucional como Secretário de Estado da Cultura e em Junho de 2005 foi eleito Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano da Maçonaria Portuguesa.
Actualmente é membro do Comité de Peritos do Parlamento Europeu para a Casa da História Europeia, desde 2009.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário