
O Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado acolhe na próxima quinta-feira, pelas 21 horas, a realização da conferência intitulada “As Metamorfoses da Beleza: da Beleza nas Imagens à Beleza das Imagens”, da autoria do pintor e professor Vítor dos Reis.
Numa iniciativa que conta também com a colaboração do Instituto de Cultura Católica de Ponta Delgada, o autor tomará como ponto de partida algumas obras da colecção do Museu Carlos Machado, nomeadamente o quadro “Nossa Senhora da Assunção”, uma pintura do século XVIII de Bento Coelho da Silva.
Sob o signo da metamorfose, Vítor dos Reis reflectirá ainda sobre a constante invenção, reinvenção e transformação do conceito de beleza e suas representações na arte em geral e na cultura visual moderna.
Natural de Luanda, onde nasceu em 1965, Vítor dos Reis é Pintor e Professor Auxiliar na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, onde se doutorou em 2007, em Belas-Artes / Teoria da Imagem, com a tese O Rapto do Observador: Invenção, Representação e Percepção do Espaço Celestial nas Pinturas de Tectos em Portugal no Século XVIII. Desempenha, na mesma instituição, as funções de Coordenador do Mestrado de Arte Multimédia.
Foi Comissário da exposição A República e a Modernidade: Revelar, Renovar, Regressar, inserida nas comemorações do Centenário da República, e do respectivo catálogo (Ponta Delgada: Museu Carlos Machado, 2010).
Coordenou os cursos As Paixões da Alma e as Emoções do Corpo: um olhar sobre a colecção de pintura barroca do Museu Carlos Machado (Ponta Delgada, Museu Carlos Machado, 2009); Arte, Ciência e Tecnologia: comunhão, transformação e conflito (Ponta Delgada, Academia das Artes dos Açores, 2002); O observador, a imagem e a cultura visual na idade contemporânea (Ponta Delgada, Academia das Artes dos Açores, 2001).
É co-autor dos actuais programas das disciplinas de Desenho do Ensino Secundário, no âmbito da respectiva revisão curricular (2000-2002) e realizou a última exposição individual, intitulada Sete Visões da Melancolia e Cinco do Acaso, na Caparica, Convento dos Capuchos, em 2002.
Entre outros trabalhos, é autor de “A Viagem das Imagens: A Pintura do Barroco ao Neoclássico nos Açores”, capítulo da História da Arte nos Açores, obra coordenada por Delfim Sardo, João Vieira Caldas e Vítor Serrão, a publicar em 2012 pela Direcção Regional da Cultura do Governo dos Açores.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário