O Governo dos Açores vai reforçar, em 2012, os apoios destinados às famílias açorianas, anunciou hoje a Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social.
Falando após a audição com a Comissão de Assuntos Sociais do parlamento açoriano, sobre as propostas de Plano Anual Regional e de Orçamento da Região Autónoma dos Açores para 2012, Ana Paula Marques destacou o Fundo de Compensação Social, o qual tem, no Plano de 2012, uma dotação de 11 milhões de euros.
Recorde-se que a criação deste Fundo de Compensação Social, no ano de 2011, para o reforço e criação de mecanismos de apoio às famílias açorianas, tem por objectivo minimizar alguns dos impactos das medidas de austeridade em vigor a nível nacional.
No âmbito do desenvolvimento do sistema de solidariedade social, o Governo dos Açores duplica o investimento nesta legislatura.
Apesar da conjuntura económica desfavorável e das medidas da “troika”, regista-se, ainda, um aumento de 37% previstas para investimento nesta área de governação.
Na área do apoio aos idosos reforça-se a oferta de lares de idosos e de serviços de apoio domiciliário, bem como os centros de noite e de dia, cuja finalidade consiste na promoção do envelhecimento activo e com dignidade.
Segundo Ana Paula Marques, na área do apoio à infância e juventude há, também, uma forte aposta na concretização dos investimentos, sobretudo nas áreas populacionais com baixa cobertura de equipamentos.
Já na área de apoio à deficiência, o executivo açoriano vai reforçar, em 2012, a rede dos centros ocupacionais e as residências para pessoas sem suporte familiar.
Em relação à igualdade de oportunidades, o Governo dos Açores vai dar continuidade às políticas de apoio ao combate e prevenção da violência doméstica e ao reforço do serviço de teleassistência destinado a vítimas de violência doméstica.
O plano de investimentos totaliza um montante de investimentos de 29.144.499 milhões de euros.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário