terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Governo considera “bem-vindas” todas as medidas para encurtar os períodos de desemprego dos jovens


O Governo dos Açores reiterou hoje que são “bem-vindas e de grande importância” todas as medidas que permitam encurtar os períodos de desemprego dos jovens açorianos.


A posição foi expressa na Assembleia Legislativa pelo Secretário Regional do Ambiente e do Mar, durante a discussão de uma proposta de Resolução relativa a “medidas de optimização do tempo de resposta dos serviços públicos aos jovens em situação de desemprego” no arquipélago.

Além do mais, argumentou Álamo Meneses, a iniciativa agora apresentada pelo Grupo Parlamentar do PS “é simples” e “tem possibilidade de produzir resultados imediatos”.

Entre outras medidas, o projecto de Resolução propõe que os Serviços Públicos de Emprego da Região “possam dar respostas aos jovens desempregados abaixo dos 35 anos que se inscrevam nos Centros de Emprego num prazo médio de 50 dias”, contra os actuais 100.

Para Álamo Meneses, o Governo dos Açores “está extremamente atento” à questão do desemprego jovem, já que o mesmo “tem um peso e uma importância” muito superior à que acontece noutras situações.

O governante relembrou ainda que o desemprego jovem “tem múltiplas ramificações” e “é capaz de influenciar, de forma extremamente negativa, toda uma vida, quer no aspecto profissional quer no aspecto pessoal”.

Conforme argumentou, o desemprego jovem, sobretudo quando prolongado, “tem profundo impacto não só sobre a empregabilidade futura e sobre a carreira profissional desses jovens, mas também sobre a vida pessoal, sobre a sua capacidade de se autonomizarem e sobre a sua capacidade de criarem projectos de vida que tenham significado e que sejam depois também socialmente úteis”.



GaCS

Sem comentários:

Enviar um comentário