quinta-feira, 14 de junho de 2012

Bruno Pacheco elogia iniciativas de intervenção social de associações de juventude dos Açores


O Diretor Regional da Juventude, Bruno Pacheco, esteve reunido, hoje, com a Norte Crescente – Associação de Desenvolvimento Local, na Junta de Freguesia de Santa Bárbara, no âmbito do projeto “ Mais Jovem”.

O projeto “Mais Jovem”, desenvolvido pela Norte Crescente em parceria com o Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, está orientado para o desenvolvimento de competências dos Jovens ao nível da promoção de hábitos de vida saudável e de desenvolvimento de atividades de ocupação de tempos livres.

 Esses objetivos coadunam-se com os propósitos do Governo dos Açores no que refere às políticas de Juventude e promoção de projetos e/ou programas destinados aos jovens.
Para Bruno Pacheco o projeto, para além dos objetivos gerais que tem conseguido concretizar, tem uma vertente realmente importante que se prende com o facto de estar a ser dinamizado por uma associação de juventude , a Norte Crescente,  voltada essencialmente  para o desenvolvimento local.

O Diretor Regional da Juventude considera ser “ mais uma prova de que as associações de juventude, quando devidamente organizadas e devidamente dotadas de alguns meios, podem ser fatores de desenvolvimento, contribuindo, assim, para a dinamização da sociedade”.

O projeto “Mais Jovem” é uma iniciativa que surge para fazer frente às principais problemáticas identificadas nos jovens da costa norte do concelho de Ponta Delgada que se prendem com o insucesso escolar, negligência parental, ausência de modelos parentais adequados e carências socioeconómicas.

Deste modo, o projeto vem contribuir através da educação e das atividades lúdicas e desportivas para que “estes jovens sejam incluídos na sociedade “, referiu Bruno Pacheco.
O Diretor Regional da Juventude fez questão de referir, também, que “ este é um projeto que o Governo dos Açores tem acarinhado desde o início”.

No que reporta ao número de jovens abrangidos pelo projeto, desde 2007 até ao atual ano letivo, o seu número tem aumentado significativamente. Em 2007 registaram-se oito mil presenças. No corrente ano, o seu número acende às dez mil presença .

A reunião, que teve o intuito de fazer o balanço e avaliação do projeto, serviu, também, para definir estratégias para o futuro, de modo a que “se ganhe sustentabilidade na intervenção social, garantindo que haja outras instituições da costa norte do concelho de Ponta Delgada que possam vir a ser incluídas nesta dinâmica criada nos últimos anos”, revelou o Diretor Regional da Juventude.

O Projeto “Mais Jovem” tem como público-alvo pré-adolescentes, adolescentes e jovens que estejam integrados na Escola Básica Integrada de Capelas e que estejam inseridos na zona de intervenção da Associação Norte Crescente.



GaCS

Sem comentários:

Enviar um comentário