sexta-feira, 15 de junho de 2012

Contrato de empreitada de remodelação e ampliação do antigo Hospital da Boa Nova assinado dia 18


O Diretor Regional da Cultura, Jorge Paulus Bruno, assina no próximo dia 18 de junho, pelas 11h00, nas instalações da Direção Regional da Cultura, o contrato de empreitada de remodelação e ampliação do antigo Hospital da Boa Nova, em Angra do Heroísmo, com vista à instalação do Núcleo Museológico de História Militar Baptista de Lima, do Museu de Angra do Heroísmo.

Por despacho do Presidente do Governo Regional, datado de 16 de maio de 2012, publicado no Jornal Oficial, II Série, n.º 99, de 22 de maio de 2012, esta empreitada foi adjudicada à empresa Somague-Ediçor, Engenharia, SA., pelo valor de 1.700.000,01 euros, a que acresce o IVA à taxa de 16%, pelo prazo de 450 dias.

O espaço a remodelar e ampliar, a partir do projeto arquitetónico da autoria da Arquiteta Juliana Couto, reunirá os componentes da Coleção Militar Baptista de Lima, que se encontram à guarda do Museu de Angra do Heroísmo e que necessitam de programação expositória adequada.

Este Núcleo Museológico terá uma área total de cerca de 1.190 m2, distribuídos por três espaços interiores e exteriores: área expositiva de longa duração, área destinada a exposições temporárias, áreas de reservas, de receção, conservação e restauro de peças e Ermida de Nossa Senhora da Boa Nova. Tendo em conta a área disponível do edifício, será construída uma cave, que alojará as reservas da coleção militar do Museu de Angra do Heroísmo.

O conjunto edificado está classificado como imóvel de Interesse Público, fazendo parte dele a Ermida de Nossa Senhora da Boa Nova e o antigo Hospital da Boa Nova.

O Hospital foi mandado edificar pelos espanhóis, por volta de 1615, para que cumprisse a função de apoiar e tratar os militares aquartelados no Castelo de São Filipe.

Sendo considerado como um dos mais antigos hospitais militares do mundo e provavelmente o primeiro em Portugal, terá sido construído posteriormente à ermida que lhe é adjacente, onde pregou o Padre António Vieira na sua viagem de regresso do Brasil, no século XVI (por volta de 1584). O edifício hospitalar é do século XVII.

Sendo porventura o primeiro Hospital Militar a ser construído de raiz em território português é considerado como um exemplo e modelo arquitetónico, assistencial e administrativo, que se repercutiu pelo vasto território além-mar e que muito contribuiu para a estratégia de expansão portuguesa e do intercâmbio teórico/científico entre Europa Ocidental e as culturas locais onde se edificaram outros imóveis com o mesmo fim.

O Hospital da Boa Nova, como Núcleo Museológico de História Militar Baptista de Lima, do Museu de Angra do Heroísmo, integrará a Rede Regional de Museus.


GaCS

Sem comentários:

Enviar um comentário