Notícias da Região Autónoma dos Açores e muitas outras informações de temática açoriana.
sexta-feira, 13 de julho de 2012
Ambiente não é um “empecilho” para o desenvolvimento das atividades económicas
O Secretário Regional do Ambiente e do Mar assegurou hoje, na ilha do Pico, que o ambiente não é um “empecilho” para o desenvolvimento das atividades económicas.
As questões do ambiente são consideradas muitas vezes “como algo que está à parte da economia” mas tal não é verdade, garantiu Álamo Meneses na cerimónia de entrega de prémios do galardão “Miosótis Azores – Alojamentos Verdes”, na qual participou conjuntamente com a Secretária Regional da Economia.
Para o governante, o ambiente “é um parceiro ativo do desenvolvimento e do aproveitamento racional dos recursos que a natureza coloca à nossa disposição”, e não “um empecilho” ou “algo que esteja fora do sistema económico”.
De resto, acrescentou Álamo Meneses, o galardão “Miosótis Azores – Alojamentos Verdes”, patrocinado pelas Secretarias do Ambiente e do Mar e da Economia, é bem o exemplo que o ambiente “é um parceiro essencial no desenvolvimento económico e na sustentabilidade da nossa economia”.
Lembrando que “o turismo que nos visita é cada vez mais um turismo que está voltado para as questões da natureza e do ambiente”, o governante sublinhou que a responsabilidade ambiental das empresas é algo que as distingue e que as pessoas prezam, transformando-se “numa vantagem na promoção dos seus serviços e dos seus bens”.
Segundo defendeu, as empresas e as pessoas que na sua atividade promovem este tipo de comportamento e esta relação com o ambiente devem ser distinguidos e é esta a lógica deste galardão, que tomou o nome de uma das plantas endémicas mais bonitas do arquipélago.
Ao atribuir este galardão, estamos a dizer que apreciamos e reconhecemos o trabalho que elas fazem pelo ambiente, mas estamos também a fazer a promoção de um aspeto bonito e interessante da natureza nos Açores, argumentou o Secretário Regional do Ambiente e do Mar.
Instituído pela primeira vez este ano pelo Governo Regional, o galardão “Miosótis Azores – Alojamentos Verdes” destina-se a premiar os “bons comportamentos ambientais” em alojamentos turísticos regionais.
O Miosótis, nome de uma planta endémica açoriana vulgarmente conhecida por “não-me-esqueças”, premeia desde um desempenho ambiental básico, com uma flor miosótis, à excelência, com cinco flores.
Poupança e preservação de recursos naturais, formação e informação comuns e divulgação são os três pilares principais deste galardão, cuja atribuição é precedida de inscrição pelos interessados e respetiva vistoria.
Na mesma cerimónia, foram também assinados contratos de parceria entre o Parque Natural do Pico e várias empresas da ilha-montanha, pelos quais as partes se comprometeram num conjunto de atividades e numa tarefa de promoção comuns.
De acordo com o governante, este regime de parcerias entre os parques naturais de ilha e as empresas de cada uma dessas ilhas está a ser implementado nos nove parques e, naqueles onde já está em funcionamento, “tem sido realmente uma mais-valia”.
Anexos:
2012.07.13-SRAM-Miosótis.mp3
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário