Notícias da Região Autónoma dos Açores e muitas outras informações de temática açoriana.
sexta-feira, 13 de julho de 2012
Açores reforçam segurança nas tecnologias da informação e comunicação com o “Disaster Recovery”
O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos assinou hoje o contrato para o fornecimento e instalação de componentes tecnológicas que permitirão o “Disaster Recovery” dos servidores e da storage existentes no data center da Direção Regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações, em caso de catástrofe.
A solução de “Disaster Recovery/Business Continuity” permite, perante um qualquer cataclismo, que toda a informação armazenada no data center do Governo Regional seja protegida e recuperada. José Contente assinala, por isso, a importância desta plataforma tendo em conta o forte enquadramento geodinâmico da Região, afirmando que “poderíamos, sem este tipo de investimento, correr vários riscos em situação de calamidade, porque poderíamos perder informação e instrumentos úteis à administração regional e à vivência dos próprios cidadãos”.
O governante realçou que numa altura em que o volume de informação produzida nos Açores é cada vez maior, tornou-se urgente a disponibilização de um site de “Disaster Recovery” à infraestrutura existente, garantindo a proteção dos dados em caso de desastre, numa filosofia de “Business Continuity”.
“A informação na Região todos os dias aumenta, as plataformas eletrónicas armazenam cada vez mais dados, vamos construir os Parques Tecnológicos que vão gerar muita informação, logo, há todo um conjunto de fatores e condições que exigem este tipo de investimento para não corrermos riscos. É nossa responsabilidade proteger a informação”, acrescentou.
Na visão do Governo dos Açores, as tecnologias de informação e comunicação constituem um pilar determinante para a prestação de serviços de qualidade aos cidadãos e às empresas, bem como para o funcionamento adequado das instituições.
Neste contexto a Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, tem vindo a efetuar fortes investimentos nesta área, de forma a disponibilizar cada vez mais serviços e aplicações transversais a toda a estrutura do Governo dos Açores, adequando-as às necessidades atuais e às novas perspetivas de crescimento futuro, no âmbito da utilização das tecnologias de informação, tanto no plano interno como na relação com o cidadão e as empresas.
José Contente frisou que este é mais um objetivo do programa de Governo para a atual legislatura que é cumprido e congratulou-se pelo facto de ter sido uma empresa açoriana (a VB – Data, Serviços e Equipamentos de Informática, S.A.) a ganhar o concurso público internacional, revelando competitividade e qualificação na área das novas tecnologias.
Anexos:
2012.07.13-SRCTE-ContratoDisasterRecovery.mp3
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário