sexta-feira, 13 de julho de 2012
Igreja da Nossa Senhora do Carmo abre ao público no dia da festa da sua padroeira
A Igreja de Nossa Senhora do Carmo abre as suas portas ao público, à semelhança dos anos anteriores, no dia da Festa de Nossa Senhora do Carmo, na próxima segunda feira, dia 16 de Julho, das 10H00 às 18H00.
Trata-se de uma iniciativa da Coordenação dos Palácios da Presidência do Governo Regional dos Açores e da Paróquia de São José.
A Eucaristia será celebrada às 12H00 pelo pároco de São José, padre Duarte Melo.
Esta Igreja, pertenceu ao antigo convento de Nossa Senhora da Conceição, fundado na segunda metade século XVII, pela família Andrade de Albuquerque. Este foi o quarto e último convento de freiras instituído em Ponta Delgada. Chaves e Melo refere que o Convento da Conceição, no ano de 1723, tinha 44 freiras e 15 servas, pupilas e noviças e dispunha de considerável riqueza. Chamavam às feiras deste convento Comendadeiras de Nossa Senhora da Conceição.
A partir da extinção das ordens religiosas na primeira metade do séc. XIX, e ao longo do tempo, o edifício conventual sofreu muitas obras de remodelação com o objetivo de ali instalar serviços públicos: Quartel-general da 10.ª Divisão Militar, Polícia, Governo Civil, Junta Geral do Distrito e Junta Regional. Nos lugares onde existiam os coros alto e baixo, estiveram instalados os antigos Tribunal da Relação dos Açores e o Tribunal Judicial da Comarca.
Presentemente designado como Palácio da Conceição, é propriedade da Região, sede do Governo Regional dos Açores e local onde se reúne o Conselho do Governo, também ali funcionam diversos departamentos da Presidência do Governo
O templo possui uma fachada em estilo barroco com três portais, do século XVIII e o seu interior é constituído por uma só nave com teto de abóbada pintado e retábulo do altar-mor e laterais de talha policroma. Na capela-mor está ainda representado o brasão de armas dos Albuquerques.
No seu coro alto existe um órgão de armário, datado de 1794, construído por Joaquim António Peres Fontanes e restaurado em 1989 por Dinarte Machado.
Foi classificada como imóvel de interesse público a 28 de Julho de 1981, na Resolução n.º 58/81, publicada em Jornal Oficial.
GaCS
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário