sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Centro Ambiental do Priolo com mais de 850 visitantes em julho


O Centro Ambiental do Priolo (CAP) excedeu as expectativas no mês de Julho. Foram mais de 850 visitantes, aqueles que se deslocaram às instalações do Centro, situado na Reserva Florestal de Recreio da Cancela do Cinzeiro, no Lugar da Pedreira, Nordeste.

Desde a sua inauguração em 2007, este Centro, coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), tem sido um ponto de encontro para curiosos e entusiastas do turismo de natureza, em especial os observadores de aves, que procuram saber mais sobre o Priolo, uma ave endémica emblemática de São Miguel que, apesar da sua recuperação nos últimos anos, continua a ser uma das mais ameaçadas da Europa. Tendo recebido uma média superior a 2000 visitantes anuais, o CAP procura contribuir para o aumento do conhecimento sobre o Priolo e a preservação do seu habitat, a Floresta Laurissilva, divulgando todas as ações realizadas pelos projetos de conservação desenvolvidos na Serra da Tronqueira e área envolvente, bem como os diversos valores naturais que se podem encontrar nas Terras do Priolo (Concelhos do Nordeste e Povoação) e no resto da ilha de São Miguel. Para além deste trabalho de informação e divulgação realizado no centro, o CAP também promove atividades didáticas destinadas ao público em geral um pouco por toda a ilha de São Miguel, procurando com o seu programa escolar apoiar as escolas da ilha na educação ambiental dos jovens micaelenses.

Desde o início de 2012, o CAP já recebeu cerca de 1700 visitantes, sendo uma grande percentagem (49%), turistas de fora da ilha e mesmo de outros países. Para Luís Costa, diretor-executivo da SPEA, “estes valores mostram que o CAP tem vindo a desempenhar um serviço público de grande importância, não só na Educação Ambiental, mas também para o Turismo nos Açores, sendo o Priolo reconhecido por todos como um símbolo de sucesso na conservação dos recursos naturais dos Açores”.

Todo o trabalho desenvolvido é fruto de um esforço conjunto da SPEA, Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, bem como todas as instituições que têm prestado o seu contributo ao longo dos últimos anos permitindo a expansão e manutenção das áreas intervencionadas no projeto LIFE Laurissilva Sustentável em prol da conservação do Priolo e do seu habitat natural.

Com objetivo traçado de continuar a superar as expetativas, o CAP aguarda a sua visita nos meses de Verão, de terça a domingo das 10h até às 18h. Venha conhecer melhor o Priolo e o que o torna tão especial nos Açores.

 Para mais informações, pode consultar o site http://centropriolo.spea.pt
___________________________________________________________

www.spea.pt

Centro Ambiental do Priolo – Centro de Interpretação e Educação Ambiental surgido como resultado de uma parceria da SPEA com a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e com a Direção Regional dos Recursos Florestais e enquadrado no projeto de conservação do Priolo, LIFE Priolo

http://centropriolo.spea.pt

Projeto Laurissilva Sustentável – Projeto financiado pelo programa Life+ da Comissão Europeia, coordenado pela SPEA em parceria com a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e a Câmara Municipal da Povoação para a conservação e recuperação dos habitats naturais de floresta de laurissilva e de turfeiras de altitude.

www.life-laurissilva.spea.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário