sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Investimentos de 10 milhões de euros em seis equipamentos sociais na ilha Terceira


Os seis equipamentos sociais que, durante o mês de agosto, vão ser inaugurados, iniciados ou então objeto de concurso público com vista à sua construção na ilha Terceira representam um investimento governamental de cerca de 10 milhões de euros.

A informação foi avançada na manhã desta sexta-feira pelo Vice-presidente do Governo, que esteve presente, em representação do Presidente do Governo, na cerimónia de inauguração das obras de remodelação e beneficiação do edifício do Lar de Idosos D. Pedro V, na Praia da Vitória.

Segundo referiu na ocasião Sérgio Ávila, apesar da conjuntura externa, que tem determinado a nível nacional um conjunto de restrições e de reduções nos apoios às famílias e às instituições particulares de solidariedade social, o Governo dos Açores pretende manter nas ilhas esses apoios e até reforçá-los na medida das possibilidades da Região.

Para dar corpo a esta política que elege o apoio social às famílias, designadamente aos idosos, como uma prioridade, a Região conta com o “equilíbrio das nossas finanças públicas”, disse o governante.

Sérgio Ávila lembrou ainda que, ao longo dos últimos 15 anos, os Açores conseguiram duplicar o número de equipamentos e serviços sociais colocados à disposição da população mais idosa, designadamente lares, centros de dia e centros de atividades ocupacionais.

Para o governante, esta rede de equipamentos, a par de outros apoios de natureza específica, como é o caso dos medicamentos e do complemento de pensão, permite que os idosos da Região tenham hoje em dias apoios “substancialmente diferentes e melhores” do que aqueles que tinham há uns anos atrás.

Quanto às obras hoje inauguradas, num investimento de 1,6 milhões de euros, Sérgio Ávila indicou que as mesmas se traduzirão num aumento da capacidade de oferta do lar em mais 22 utentes.

De acordo com o Vice-presidente do Governo, a próxima fase do projeto, que já está a ser trabalhada entre a Segurança Social e a instituição, compreenderá a recuperação da parte mais antiga do lar, estimando-se que a obra venha a custar cerca de 1,2 milhões de euros.


Anexos:
2012.08.10-VPGR-LarPraiaVitória1.mp3 
2012.08.10-VPGR-LarPraiaVitória2.mp3
 2012.08.10-VPGR-LarPraiaVitória3.mp3



GaCS

Sem comentários:

Enviar um comentário