terça-feira, 14 de agosto de 2012
Governo lança Guia do Parque Natural de São Miguel
O Secretário Regional do Ambiente e do Mar disse hoje, em Ponta Delgada, que o Parque Natural de São Miguel tem vindo a ser objeto de um enorme esforço de investimento, por parte do executivo açoriano, visando a sua defesa e preservação.
Álamo Meneses, que falava aos jornalistas no final da sessão “Sentir e Interpretar o Parque Natural de São Miguel”, sublinhou a importância da população desta ilha beneficiar de um maior conhecimento acerca da biodiversidade e geodiversidade locais, como forma de melhor apreciar a natureza.
Nesse sentido, o governante promoveu, na ocasião, o lançamento da primeira edição, em português, do Guia do Parque Natural de São Miguel que, nas suas 230 páginas, revela haver muito mais do que aquilo que os nossos olhos normalmente observam.
Na opinião daquele membro do Governo Regional, o guia é um contributo para promover ordenadamente a visita às 33 áreas protegidas do Parque Natural de São Miguel e das pessoas entenderem melhor o que podem ver.
Álamo Meneses afirmou que a conservação da natureza depende do conhecimento ao sustentar que as pessoas não respeitam nem amam o que não conhecem, mas admitiu que uma das maiores ameaças à natureza açoriana são, atualmente, as invasões biológicas.
O Secretário Regional do Ambiente e do Mar anunciou que o Governo está a proceder à colocação de sinais indicativos das diversas áreas do Parque Natural de São Miguel, tendo já efetuado melhorias significativas nos seus 11 trilhos pedestres.
Para além da existência de um amplo acervo de imagens e de uma página específica na Internet, o governante adiantou que o Parque Natural de São Miguel, vai dispor, em breve, de um guia em inglês e outro em alemão.
Garantiu que até ao final do próximo mês de setembro, o Governo Regional irá também proceder ao lançamento dos guias dos parques naturais das ilhas de Santa Maria, Pico e Corvo.
Álamo Meneses esclareceu que o novo diploma relativo aos trilhos pedestres cria regras mais restritas e clarifica a atribuição de responsabilidades.
Frisou que está a ser feito um inventário acerca do estado de conservação de todos os trilhos existentes nos Açores, visando a sua manutenção ou extinção e o seu respetivo enquadramento à luz da nova legislação.
Anexos:
2012.08-14-SRAMSobreP.N.DeS.Miguel.mp3
GaCS
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário