O Diretor Regional das Comunidades desafiou os açorianos emigrados e os açordescendentes a "assumirem o papel de representantes dos Açores nas sociedades onde estão inseridos", contribuindo dessa forma para a "afirmação da Região nos países de acolhimento".
Paulo Teves, que falava terça-feira num encontro com um grupo de açorianos residentes na cidade de Edmonton, na província canadiana de Alberta, frisou que a "distância temporal e geográfica não tem sido impedimento para a manutenção e reforço das relações afetivas entre os que partiram e os que ficaram".
O Diretor Regional das Comunidades salientou ainda a importância das novas tecnologias, defendendo que se trata de “instrumentos essenciais para que as essas relações atinjam outras áreas e alcancem uma maior abrangência".
"As comunidades da diáspora têm promovido as nossas ilhas, não apenas através de inúmeras manifestações culturais de natureza diversificada, mas também pelo seu contínuo e constante regresso à terra onde radicam as suas raízes, pelo que o Governo dos Açores está e continuará sempre empenhado em cooperar com todos os que comungam dos nossos desafios e aspirações", afirmou o diretor regional.
Este encontro com a comunidade açoriana decorreu no dia em que se celebraram 61 anos da chegada oficial dos primeiros emigrantes açorianos ao Canadá.
Paulo Teves salientou que as comunidades emigradas em Alberta têm “contribuído relevantemente para o prestígio dos açorianos residentes” naquela província, bem como para a promoção da imagem dos Açores no Canadá.
A anteceder este encontro, o Diretor Regional das Comunidades reuniu-se com um grupo de professores da Escola Portuguesa Gil Vicente de Edmonton, tendo reafirmado a disponibilidade do Governo dos Açores para promover o conhecimento da realidade das ilhas açorianas, integrado no âmbito das aulas de Português.
Paulo Teves reuniu-se ainda com outras instituições e organismos representativos da comunidade lusa de Edmonton, nomeadamente a Rádio Aguarela Portuguesa, o Portuguese Seniors & Pioneers Society e a Associação do Divino Espírito Santo de São Pedro.
Na noite anterior, Paulo Teves encontrou-se com a comunidade açoriana de Calgary, tendo defendido a importância de se fomentarem as relações com os Açores.
Na sua intervenção neste encontro, apelou aos jovens descendentes de açorianos para que se “orgulhem das suas origens atlânticas e se envolvam ativamente em projetos que promovam Açorianidade”.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário