terça-feira, 26 de maio de 2009

Ilha das Flores é reserva da biosfera



A ilha das Flores, nos Açores, foi considerada, esta terça-feira, pela UNESCO, como reserva da biosfera. A decisão foi tomada numa decisão do Conselho Coordenador Internacional, reunido em Jeju, na Coreia do Sul.

O director regional do Ambiente dos Açores, Frederico Cardigos, classificou a medida, como «certificação da qualidade ambiental» da ilha.

«Este galardão certifica a qualidade ambiental das Flores e consagra a boa relação dos seus habitantes com o mundo natural», afirmou Frederico Cardigos à Lusa.

A UNESCO considera que a reserva da biosfera da ilha das Flores, que inclui toda a ilha, tem aspectos paisagísticos, geológicos, ambientais e culturais relevantes, assim como as áreas marinhas vizinhas.

Não esquecer os problemas ambientais

Segundo Frederico Cardigos, esta distinção «vai permitir o desenvolvimento de actividades amigas do ambiente, que passam a ter um valor acrescido». No entanto, o director regional do Ambiente, alertou que «compete às entidades públicas e privadas descobrir como utilizar esta nova ferramenta», acrescentando que, apesar da distinção da UNESCO, o governo açoriano não irá esquecer os problemas ambientais existentes na ilha das Flores, como as lixeiras e as pedreiras.

Em Setembro de 2007, a UNESCO classificou também as ilhas do Corvo e da Graciosa como reservas da biosfera. Actualmente, existem 553 reservas da biosfera em todo o mundo, distribuídas por 107 países.


Fonte: IOL Diário

Sem comentários: