quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Museu de Angra do Heroísmo promove oficina de fotografia pin-hole

O Museu de Angra do Heroísmo promove sábado, 24 de outubro, a realização de um ateliê de fotografia pin-hole, no âmbito do programa de dinamização da exposição “Visões | o interior do olho humano”.

Nesta oficina, coordenada por Pedro Horta, será explorada a semelhança entre a estrutura de uma câmara fotográfica e a do olho dos seres vivos, que é dada a conhecer naquela exposição.

Latas, caixas e outras embalagens serão reutilizadas, com a ajuda de um alfinete, como câmaras fotográficas, sendo as fotografias obtidas posteriormente reveladas com produtos de uso doméstico.

A pin-hole, ou fotografia estenopeica, consiste numa maneira de ver uma imagem real, através de uma câmara escura.

A luz é captada para dentro da câmara por um pequeno orifício – estenopo, do grego stenopo –, e, sofrendo um movimento de inversão, a imagem é projetada ao contrário para a parede oposta ao orifício, revestida com papel fotográfico.

Esta oficina destina-se a adultos, jovens e crianças a partir dos sete anos, sendo a participação gratuita, mas dependente de inscrição prévia.

As inscrições podem ser feitas através do telefone 295 240 800 ou o endereço museu.angra.agenda@azores.

Mais informações sobre este ateliê estão disponíveis nos sítios na Internet do Museu de Angra do Heroísmo (museu.angra.agenda@azores.gov.pt) e da CulturaAçores (www.culturaacores.azores.gov.pt).

A exposição, “Visões | o interior do olho humano”, dividida em dois núcleos expositivos, pode ser visitada no Museu de Angra do Heroísmo, até 31 de janeiro, e no Fórum Terceira, na Praia da Vitória, até domingo, 25 de outubro.

Esta mostra reúne um leque de fotografias da autoria de Robert van Velze, Rafael Nobre, Fabiana Rodrigues e Carla Santos, que aliam Arte e Ciência, apresentando histórias de sucesso da medicina e oftalmologia portuguesa.

Nestas imagens, os olhos falam da vida que existe no seu interior escondido, dando conta do ADN que herdaram ou das lesões que tiveram de enfrentar.


A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: