sábado, 5 de dezembro de 2015

Dotação e modernização dos meios de socorro são prioridade para o Governo, afirma Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje, na Calheta, em S. Jorge, que a promoção da segurança dos Açorianos é uma "prioridade" para o Governo dos Açores, que continua a apostar na “dotação e modernização dos meios de socorro" disponibilizados na Região.

Luís Cabral falava à margem da cerimónia de entrega de uma Moto4 de Socorro à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Calheta, um “meio técnico com caraterísticas especiais que permitirá, especialmente, o acesso a locais considerados não praticáveis pelos veículos convencionais de socorro”.

O responsável pela tutela do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA)salientou que, no seguimento da estratégia de proximidade aos corpos de bombeiros, a Moto4 de Socorro hoje entregue, equipada com um atrelado de salvamento, surge também numa “lógica de adequação técnica aos novos desafios operacionais que têm surgido na Região”.

Luís Cabral apontou, como exemplo, "os acidentes resultantes da prática de desportos e atividades ligadas à natureza, como o canyoning e caminhadas pedestres em trilhos”, 

Nesse sentido, foi considerada prioritária a atribuição deste meio especial de socorro aos bombeiros da Calheta, pelas caraterísticas orográficas do terreno, nomeadamente a dificuldade de acesso às fajãs, muito utilizadas por residentes e turistas.

Esta nova viatura de socorro permite a projeção de uma equipa de socorro diferenciada em locais de difícil acesso, garantido uma rápida e eficaz abordagem primária à vítima, bem como capacitar a mesma equipa para uma extração e transporte, em condições de segurança e manutenção do socorro em simultâneo.

“Acreditamos que estamos a preparar as nossas corporações de bombeiros para uma resposta mais adequada, mais facilitada e, acima de tudo, mais rápida às diversas situações de emergência que possam surgir neste concelho”, frisou Luís Cabral.

O investimento de cerca de 20 mil euros nesta Moto4 de Socorro é inovador nos Açores, mas também a nível nacional, no que respeita à componente do atrelado de salvamento, sendo o resultado de uma solução técnica desenvolvida entre o SRPCBA e o fabricante nacional.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: