sábado, 12 de dezembro de 2015

Luís Cabral reafirma que Secção Destacada de Bombeiros na Piedade, Lajes do Pico, é para avançar

O Secretário Regional da Saúde garantiu hoje que a Secção Destacada dos Bombeiros Voluntários das Lajes do Pico na freguesia da Piedade vai avançar em 2016, utilizando um espaço do Serviço de Desenvolvimento Agrário, no Matos Souto.

Luís Cabral, que reagia a declarações do presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Lajes do Pico, acrescentou que só depois de ser efetuada a recruta é que se pode dar início à formação específica na área da emergência pré-hospitalar.

“Tendo em conta que a recruta está prevista para janeiro de 2016, tal como foi avançado pelo presidente da instituição, daremos lugar à formação assim que nos forem apresentados os nomes dos novos recrutas, bem como a sua disponibilidade para iniciar a formação”, frisou. 

Relativamente ao local do posto, o Secretário Regional salientou que está determinada a instalação da Secção Destacada no espaço do Serviço de Desenvolvimento Agrário, no Matos Souto, “tal como é do conhecimento do presidente da direção e referido na notícia”.

Luís Cabral afirmou estar a par da necessidade de aumento de efetivos para que a Seção Destacada da Piedade possa avançar, pelo que foi solicitada ao Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) a autorização para a abertura de um Curso de Formação Inicial de Bombeiros a 18 de maio, sendo a mesma deferida dois dias depois, a 20 de maio.

Relativamente à ambulância, o Secretário Regional da Saúde garantiu que será entregue na Secção Destacada assim que esta estiver provida dos recursos humanos necessários para o seu funcionamento.

Quanto à ampliação do Quartel dos Bombeiros das Lajes do Pico, a obra está prevista para 2016 na Carta Regional de Obras Públicas e têm decorrido reuniões regulares entre a AHBVLP e o SRPCBA no sentido de avançar, com celeridade, o processo conducente ao lançamento do concurso público, que tem de ser obrigatoriamente formalizado pela Associação Humanitária.



GaCS

Sem comentários: