quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Reunião da Comissão Bilateral deve permitir aprofundar caminho percorrido no processo das Lajes, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo afirmou hoje, em Angra do Heroísmo, que a Comissão Bilateral Permanente, que reúne sexta-feira na ilha Terceira, deve permitir consolidar o caminho já percorrido no âmbito do processo de redução do contingente militar dos EUA na Base das Lajes, que necessita ainda de procurar pontos de equilíbrio que satisfaçam ambas as partes em matérias importantes.  
“Estou confiante que, da mesma forma que conseguimos percorrer este caminho até aqui, sejamos também capazes de continuar a abordar os assuntos que ainda estão pendentes e que ainda necessitam de resolução. Acredito que seremos capazes de encontrar esses pontos de equilíbrio”, afirmou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo falava após ter recebido, em audiência, o Deputy Assistant Secretary do Departamento de Estado dos EUA, Conrad Tribble, e o Embaixador dos EUA em Portugal, Robert Sherman.

Este encontro ocorreu na véspera da 34.ª reunião da Comissão Bilateral Permanente, no âmbito do Acordo de Cooperação e Defesa entre Portugal e os Estados Unidos, que decorre nos Açores na sequência do convite apresentado, em Washington, por Vasco Cordeiro na última reunião deste organismo, em junho.

O Presidente do Governo salientou que a realização desta reunião na ilha Terceira demonstra o papel verdadeiramente central que os Açores assumem na relação entre Portugal e os EUA e que encontra na Base das Lajes um dos seus principais pilares e objetos.

Vasco Cordeiro, em declarações aos jornalistas, adiantou ainda que esta reunião da Comissão Bilateral Permanente, que abordará um conjunto de outras áreas de cooperação para além do processo da Base das Lajes, permitirá, sobretudo, constatar o caminho já percorrido após os EUA terem anunciado a decisão de reduzir as suas forças nas Lajes.

“É importante salientar o caminho que foi percorrido quanto ao número de trabalhadores portugueses e quanto às condições em que se processa todo este redimensionamento de forças. Julgo estarem criadas as condições para que, continuando o processo a decorrer como até aqui, possamos chegar a uma situação em que não haverá despedimentos, mas sim rescisões por mútuo acordo”, disse.

Vasco Cordeiro salientou, por outro lado, o “longo caminho também feito no âmbito de questões relativas a infraestruturas”, assim como a atenção permanente que é necessário continuar a atribuir às questões ambientais.

Relativamente a uma das questões que também está presente no relacionamento entre Portugal e os EUA, nomeadamente possíveis utilizações futuras para a Base das Lajes, o Presidente do Governo adiantou que este assunto não está no âmbito desta Comissão Bilateral, uma vez que está a ser tratado ao nível do Departamento da Defesa, na sequência da promulgação da Lei do Orçamento da Defesa aprovada pelo Congresso dos EUA.



GaCS

Sem comentários: