O Vice-Presidente do Governo afirmou hoje, na Horta, que a atividade económica nos Açores "registou, em fevereiro, o valor mais elevado dos últimos 26 meses", rejeitando a leitura da situação económico-social da Região feita na Assembleia Legislativa pelo principal partido da oposição.
“De acordo com os dados revelados pelo Governo da República, o número de desempregados inscritos nos Açores é substancialmente inferior à média nacional e, nos últimos 27 meses, o número de desempregados inscritos atingiu o valor mais baixo, tendo vindo a reduzir, consecutiva e sustentadamente, nos últimos 11 meses, face a idêntico mês do ano anterior”, frisou Sérgio Ávila.
O Vice-Presidente do Governo recordou ainda os dados do Instituto Nacional de Estatística, segundo os quais “o Produto Interno Bruto nominal da Região já voltou a crescer, enquanto no país ainda não teve uma variação positiva”.
Por outro lado, frisou que “o rendimento disponível das famílias, por Açoriano, era, de acordo com os últimos dados, significativamente superior à média nacional”, acrescentando que, ainda segundo os mesmos dados, “os Açores foram a região do país onde se registou a maior redução do abandono escolar precoce”.
O governante aludiu também aos dados divulgados pelo INE e pelo Banco de Portugal, relativos a 2014, segundo os quais “os Açores foram a região do país que, do ponto de vista de contas públicas, melhores resultados obteve”.
“Se é isso que enerva e irrita o PSD, o que queremos dizer é que continuaremos a prestar contas do que conseguimos e não conseguimos, a prestar contas do que fizemos bem feito e do que temos a consciência de podermos e devermos fazer melhor”, assegurou Sérgio Ávila.
“Esta dialética que mantemos com os Açorianos assenta na confiança e na verdade e assenta, essencialmente, na convicção de que, em conjunto, podemos fazer sempre mais e melhor”, disse o Vice-Presidente do Governo.
2015.04.16-VPGR-ALRAsobreSituaçãoEconómicaAçores.mp3 |
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário