O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou hoje, em Vila do Porto, que os projetos espaciais representam para os Açores “oportunidades de desenvolvimento económico, tecnológico e científico”.
Fausto Brito e Abreu, que falava na cerimónia de abertura da primeira edição do concurso CanSat Açores, a decorrer na ilha de Santa Maria, salientou que esta competição ilustra “o esforço que o Governo dos Açores tem feito para promover as tecnologias do espaço junto das escolas e da sociedade em geral”.
O CanSat, que integra o programa educativo da Agência Espacial Europeia (ESA), é um concurso para alunos do ensino secundário e profissional que tem como objetivo a construção, configuração e lançamento de um minissatélite do tamanho de uma lata de refrigerante.
Nesta primeira edição do CanSat regional participaram 16 equipas, oriundas de 12 escolas de seis ilhas do arquipélago, número que Brito e Abreu considerou “bastante satisfatório”, mas que espera que venha a aumentar no próximo ano.
O lançamento de foguetões científicos, a utilização de aeronaves de ensaio pelos participantes e a descida em paraquedas dos microssatélites construídos pelos alunos são algumas das atividades desta competição.
O vencedor do CanSat Açores 2015 irá representar a Região no concurso nacional que se realiza no mês de maio, em Torres Vedras.
Na intervenção que proferiu, Fausto Brito e Abreu afirmou que Santa Maria “tem condições excelentes para desenvolver projetos científicos e oportunidades de negócio em tecnologias aeroespaciais”, apontando como “bons exemplos” a estação de rastreio de satélites da Agência Espacial Europeia, a primeira infraestrutura da agência europeia em Portugal, e a Estação Galileo.
O Secretário Regional da Ciência e Tecnologia lembrou ainda que, em maio, será inaugurada naquela ilha a estação da Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais (RAEGE).
“O Governo dos Açores irá continuar a desenvolver esforços no sentido de captação de mais investimento externo, orientado para o desenvolvimento de novas infraestruturas ligadas à indústria aeroespacial, que se deverão basear preferencialmente em Santa Maria”, disse.
Sobre a competição de microssatélites, o Secretário Regional afirmou que o Governo dos Açores vai promover uma candidatura à organização do concurso CanSat nacional em 2016, frisando que “a Região vai demonstrar que tem capacidade suficiente e motivação para ser anfitriã de uma prova nacional nesta área”.
Brito e Abreu, dirigindo-se aos alunos participantes, disse esperar que o CanSat regional permita “estimular ainda mais” o interesse dos jovens açorianos pela temática do espaço, “despertando vocações” para esta área.
|
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário