sábado, 17 de outubro de 2015

Inquérito Alimentar e de Atividade Física arranca nos Açores no final de outubro

O Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (IAN-AF), que visa recolher dados sobre o consumo alimentar e sobre a atividade física dos portugueses, tem início na Região Autónoma dos Açores no final do mês do outubro.

Este inquérito, realizado por um consórcio de investigadores nacionais e estrangeiros coordenados pela Universidade do Porto, será realizado pela primeira vez em Portugal desde 1980, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e Madeira.

A iniciativa pretende avaliar os hábitos alimentares e a condição física de 5.000 indivíduos com idades compreendidas entre os três meses e os 84 anos, residentes em todas as regiões do país.

Nos Açores, o estudo arrancará no final de outubro e vai abranger os utentes inscritos nos Centros de Saúde de Ponta Delgada, Ribeira Grande, Nordeste, Angra do Heroísmo, Praia da Vitória e Lajes do Pico.

Os resultados do inquérito permitirão colmatar a falta de informação harmonizada sobre o consumo e os hábitos alimentares dos portugueses.

Todas as informações fornecidas nas avaliações são estritamente confidenciais e serão analisadas juntamente com as informações dos outros participantes e nunca individualmente, pelo que os investigadores que analisarem os dados não terão acesso à identidade dos participantes.

A aprovação ética para a realização deste estudo foi obtida através da Comissão Nacional de Proteção de Dados, da Comissão de Ética do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e dos Serviços Regionais de Saúde dos Açores e Madeira.

As pessoas selecionadas serão convidadas a participar através de um contacto telefónico.

A participação é voluntária, mas apela-se à participação ativa de todos, que é fundamental para o real conhecimento da situação alimentar do país.

A recolha da informação é baseada em instrumentos harmonizados de acordo com as recomendações da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos, o que permitirá estabelecer comparações a nível europeu.

Na Região Autónoma dos Açores, o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física desenvolve-se através da coordenação da Direção Regional da Saúde, contando com o apoio das Unidades de Saúde de Ilha de S. Miguel, Terceira e Pico e ainda do Serviço de Endocrinologia do Hospital do Divino Espírito Santo.




GaCS

Sem comentários: