sábado, 10 de outubro de 2015

Programa 'Prepara o teu Regresso a Casa' procura criar sinergias entre tecido empresarial, administração pública e jovens

A Diretora Regional da Juventude afirmou, no Porto, que o programa 'Prepara o teu Regresso a Casa' pretende criar sinergias entre o tecido empresarial, a administração pública e os jovens.

“Através da disponibilização de informação e contactos presenciais tentamos mostrar aos jovens que, perante as novas dinâmicas sociais e económicas, existem estratégias inovadoras e, até mesmo, não convencionais, de ingressar no mercado de trabalho”, salientou Pilar Damião, que falava sexta-feira numa sessão de divulgação deste programa.

O programa 'Prepara o teu Regresso a Casa' é um projeto do Governo dos Açores que, através das direções regionais da Juventude, do Apoio ao Investimento e à Competitividade e do Emprego e Qualificação Profissional, bem como da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores, pretende “dar a conhecer, de forma transversal, as políticas na área de juventude que têm vindo a ser implementadas nos Açores”.

Esta iniciativa visa também, segundo a Diretora Regional, “possibilitar um acompanhamento mais próximo e personalizado pelos serviços da administração pública regional”.

“Sabemos que o caminho por vezes é agitado, mas só é possível ser concretizado com o vosso compromisso, persistência e imaginação”, afirmou Pilar Damião, sublinhando que “o reconhecimento do nosso capital humano é uma aposta garantida numa sociedade na qual o crescimento económico tende a cruzar com os campos social e cultural” promovendo, assim, “o verdadeiro desenvolvimento sustentável ”.

A Diretora Regional da Juventude, além da sessão de divulgação do programa que se realizou sexta-feira na Casa dos Açores do Norte, no Porto, participa hoje numa sessão na Casa dos Açores em Lisboa também para divulgação deste projeto.

Nestas sessões, os jovens, num ambiente informal e esclarecido, têm oportunidade de conversar com técnicos de diversos departamentos do Governo dos Açores disponíveis para lhes apresentar os programas e sistemas de incentivos, esclarecer dúvidas, mostrar as plataformas eletrónicas onde são divulgados os programas e apoiar as candidaturas.
               
As sessões de divulgação presenciais incluem a uma palestra intitulada 'Faz Acontecer Açores', por André Leonardo, colaborador do programa 'Educação Empreendedora: o Caminho do Sucesso!' em 2015.

O programa 'Prepara o teu Regresso a Casa' garante também informação e acompanhamento junto dos jovens açorianos, através de uma plataforma online onde está condensada toda a informação útil aos jovens, especialmente aos que se deslocam para fora da sua ilha de residência para a realização de estudos superiores.

O objetivo é garantir o melhor acesso à informação e apoio à elaboração de candidaturas aos diversos programas existentes para a sua plena integração no tecido empresarial e no mercado laboral após a conclusão dos estudos.



GaCS

Sem comentários: