segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Rodrigo Oliveira destaca importância do aprofundamento de relações entre os Açores e o Canadá

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas reuniu-se hoje, em Ponta Delgada, com a Presidente do Colleges and Institutes Canada (CICan), Denise Amyot, que se encontra em visita aos Açores, acompanhada pelo Assessor Comercial da Embaixada do Canadá em Portugal, Eurico Nobre.

"Esta visita insere-se num conjunto de ações do Governo dos Açores de aproximação institucional e comercial ao Canadá, tendo sido preparado um programa alargado de contactos e visitas, desde logo com diversos departamentos do Governo, em áreas como o emprego e qualificação profissional, o ensino e a formação, bem como o mar, a ciência e a tecnologia", salientou Rodrigo Oliveira.

O CICan é uma associação que representa, a nível nacional e internacional, mais de 135 instituições de ensino politécnico e universitário do Canadá, abrangendo cerca de 1,5 milhões de alunos de todas as províncias canadianas.

A visita aos Açores de Denise Amyot, que é também presidente da Federação Mundial das Universidade e Politécnicos, visa, segundo Rodrigo Oliveira, "promover um maior conhecimento recíproco sobre os sistemas e programas de ensino no Canadá e nos Açores, mas também uma perceção muito concreta acerca do que é feito na Região ao nível do ensino profissional e politécnico, para identificação de áreas de interesse comum e o estabelecimento de relações concretas, com vista ao desenvolvimento de parcerias e projetos de cooperação”.

O programa organizado pelo Governo dos Açores e pela Embaixada do Canadá em Lisboa integra reuniões e visitas à Escola de Novas Tecnologias dos Açores, à Escola de Formação Turística e Hoteleira e à Escola Profissional das Capelas, além de um conjunto alargado de encontros preparados pela Universidade dos Açores com as suas diversas unidades orgânicas.

“Este é mais um exemplo do trabalho que está a ser desenvolvido, nas mais variadas áreas, para reforço das relações de cooperação e institucionais externas da Região”, frisou Rodrigo Oliveira.



GaCS

Sem comentários: