sábado, 12 de dezembro de 2015

Governo dos Açores disponibiliza mais apoios aos produtores de leite da Região do que Bruxelas atribuiu para todo o país, afirma Neto Viveiros

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente afirmou hoje, em S. Miguel, que o Governo dos Açores, “consciente das dificuldades com que se confrontam os produtores de leite”, afetou cerca de cinco milhões de euros do orçamento regional “para ajudar este setor determinante” da economia.

Luís Neto Viveiros, que falava nos Arrifes, em Ponta Delgada, na cerimónia de entrega do ‘Prémio do Produtor Excelente de 2014’, iniciativa da Associação de Jovens Agricultores Micaelenses (AJAM), salientou que este valor é “mais do que todo o país recebeu a título de ajuda excecional de Bruxelas”.

O Secretário Regional recordou que a Comissão Europeia atribuiu 4,8 milhões de euros a Portugal, de que resultou uma “ajuda para os Açores, feita que foi a distribuição nacional, de apenas 1,5 milhões de euros”.

Na sua intervenção, o governante salientou ainda que o Executivo Regional está também a implementar um plano para “ajudar a vencer os desafios conjunturais que enfrenta a fileira do leite”.

“Criamos medidas extraordinárias e complementares à nossa estratégia de desenvolvimento”, afirmou Neto Viveiros, destacando o “reforço ao prémio à vaca leiteira nas ilhas de S. Miguel e Terceira, permitindo que todos os produtores da Região recebam, em 2015 e 2016, 190 euros por vaca”, mas também a criação do Programa de Reestruturação do Setor Leiteiro.

“Estimamos permitir a saída da atividade de forma digna a cerca de 200 empresários agrícolas, concorrendo, em simultâneo, para o redimensionamento das explorações, para o seu emparcelamento e para a continuidade do rejuvenescimento do tecido empresarial agrícola”, frisou.

O titular da pasta da Agricultura realçou ainda que está a ser preparado, em articulação com a Federação Agrícola dos Açores, um outro programa para apoio ao financiamento das explorações agrícolas, que prevê a comparticipação pública nos encargos financeiros bancários “associados a empréstimos contraídos pelos agricultores açorianos para realização de investimentos no âmbito da modernização”.

Estas medidas reforçam o efeito de diversos mecanismos já em vigor na Região, como a AGROCRÉDITO, no montante de 30 milhões de euros, criada este ano com “o objetivo de contribuir para o fortalecimento do fundo de maneio das explorações, através da bonificação de juros”.

Para o Secretário Regional, “o Governo dos Açores criou condições, inéditas a nível nacional, que contribuíram”, por exemplo, para que “ao contrário do que se passou no continente”, nenhum jovem agricultor tenha sido obrigado a "devolver verbas comunitárias, por desistência da atividade”.

“Apoiamos hoje os nossos produtores de leite investindo no seu futuro, o mesmo é dizer no futuro da principal atividade económica da Região”, afirmou Luís Neto Viveiros que enalteceu a iniciativa da AJAM, que assinala 10 anos.

“Estamos hoje aqui para premiar a excelência que a todos nos deve mover”, salientou, acrescentando que “o leite dos Açores, em que assenta toda a fileira, possui caraterísticas de excelência”.

Para o Secretário Regional, “é essa mais-valia que temos, todos, de promover”.

Anexos:
2015.12.11-SRAA-AJAM.mp3

GaCS

Sem comentários: