sábado, 12 de dezembro de 2015

Património subaquático é o melhor testemunho da importância geoestratégica dos Açores, afirma Diretor Regional da Cultura

O Governo dos Açores pretende reforçar a aposta na divulgação do vasto património subaquático existente em todo o arquipélago, destacando a "importância geoestratégica” da Região no Atlântico, afirmou hoje, em Santa Cruz da Graciosa, o Diretor Regional da Cultura.

“A navegação marítima, primeiramente à vela e depois a carvão, e as comunicações, através dos cabos submarinos, vincam há muito a importância geoestratégica dos Açores no Atlântico e na ligação entre continentes e a melhor demonstração desta riqueza são os naufrágios”, frisou Nuno Lopes.

O Diretor Regional, que falava na V Bienal de Turismo Subaquático 2015, salientou que, entre os 22 sítios visitáveis existentes no Mar dos Açores, cinco, dadas as suas caraterísticas, já se encontram enquadrados por legislação própria de acesso e salvaguarda.

Com estes procedimentos normativos, segundo Nuno Lopes, o Governo dos Açores procura afirmar as suas competências na gestão daqueles espaços e, simultaneamente, deixar espaço aos empresários marítimo-turísticos na área da exploração e também, em colaboração com as entidades próprias, de fiscalização.

Com esta estratégia pretende-se criar, ao longo dos próximos tempos, uma rota de parques arqueológicos e sítios onde ocorreram naufrágios, de modo a potenciar este património na vertente turística e também de estudo e investigação.

Este projeto do Governo Açoriano permitirá aos interessados conhecer todo o património subaquático conhecido através do mergulho ou por informação, em diversos suportes, disponível em instalações apropriadas próximas dos locais de naufrágio ou nos museus de ilha.

Os Açores possuem já devidamente regulamentados os parques da Baía de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, do 'Canarias', em Santa Maria, do 'Dori', próximo da cidade de Ponta Delgada, do 'Caroline', no Pico, e do 'Slavonia', na ilha das Flores.



GaCS

Sem comentários: