terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Governo dos Açores promove ciclo de conferências sobre "Plano de Gestão - Zona Central da Cidade de Angra do Heroísmo"

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Educação e Cultura e em colaboração com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, promove a realização de um ciclo de conferências subordinado ao tema "Plano de Gestão - Zona Central da Cidade de Angra do Heroísmo", que começa quinta-feira, 3 de dezembro, e se prolonga até maio de 2016.

As conferências deste ciclo terão lugar no Pequeno Auditório do Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, sempre pelas 20h00, e serão apresentadas de acordo com três grupos temáticos.

A primeira temática, relacionada com a “História e Herança”, começa, a 3 de dezembro, com uma comunicação de Ana Paula Amendoeira, presidente do ICOMOS (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios), seguindo-se, a 17 de dezembro, uma conferência do museólogo e representante do Instituto Histórico da Ilha Terceira, Francisco Maduro-Dias.

Ainda sobre esta temática, estão previstas intervenções da arquiteta Antonieta Reis Leite, a 7 de janeiro, e do arquiteto José Aguiar, a 21 de janeiro.

A segunda temática, sobre “Tecnologia, Valorização e Desenvolvimento”, terá início a 4 de fevereiro, com uma comunicação da arquiteta Alexandra Gesta, da Câmara Municipal de Guimarães, a que se seguirá uma intervenção, a 18 de fevereiro, do economista Abílio Dias Fernandes, com experiência profissional na Câmara Municipal de Évora.

Este segundo grupo temático inclui ainda as comunicações do engenheiro civil Raimundo Mendes da Silva, da Universidade de Coimbra, a 3 de março, e do arquiteto Claudio Varognoli, da Universidade de Pescara, em Itália, a 24 de março.

O terceiro painel, dedicado ao tema “Cidade Vivida”, começa a 31 de março, com uma conferência de um representante do National Park Service, nos EUA, prosseguindo, a 14 de abril, com uma intervenção de um representante do National Trust for Historic Preservation, também dos EUA.

Este ciclo encerra com as intervenções de representantes do English Heritage, a 28 de abril, e do National Trust, do Reino Unido, a 12 de maio.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: