terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Museu de Angra do Heroísmo promove ateliê de "Enxovais"

O Museu de Angra do Heroísmo, em parceria com o Centro Regional de Apoio ao Artesanato, promove, durante os meses de dezembro e janeiro, a realização de um ateliê denominado “Enxovais”, dedicado ao bordado tradicional a branco.

Nesta atividade, a formadora Mercês Sampaio, bordadeira certificada, transmitirá os seus conhecimentos a oito formandos, ensinando-lhes uma variedade de pontos que caraterizam o bordado a branco açoriano, de modo a que criem enxovais inspirados em peças da coleção de têxteis do Museu de Angra do Heroísmo que integram a exposição “Mundo Pequenino”.

O ateliê, destinado a oito adultos ou jovens com mais de 15 anos, inclui quatro sessões de formação, que terão lugar a 5 de dezembro e a 9, 10 e 30 de janeiro, entre as 14h00 e as 18h00.

A iniciativa é de frequência gratuita mas dependente de inscrição prévia, que deve ser feita até 4 de dezembro através do endereço de correio eletrónico museu.angra.agenda@azores.gov.pt ou do telefone 295 240 800.

Esta atividade decorre de um acordo de colaboração entre o Centro Regional de Apoio ao Artesanato e o Museu de Angra do Heroísmo, mediante o qual já foram realizados este ano, no Serviço Educativo deste museu, ateliês de tecelagem, azulejaria e olaria.

Estas iniciativas, que contam com a participação de artesãos locais, visam promover a recriação de conteúdos culturais que pertencem à sociedade açoriana e que são expressão identitária do património regional.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: