quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Governo dos Açores publica lista de 27 apartamentos adjudicados na Canada do Breado, em Angra do Heroísmo

A lista dos apartamentos adjudicados no Empreendimento Habitacional da Canada do Breado, em Angra do Heroísmo, e a respetiva ata foram hoje publicadas, na sequência da fase de sorteio público realizada a 18 de novembro nesta cidade da ilha Terceira.

Trata-se de 27 fogos, dos quais um de tipologia T1, 21 de tipologia T2 e cinco de tipologia T3, que serão adjudicados pelos agregados familiares candidatos admitidos a título definitivo ao concurso para a atribuição de fogos para usufruto de habitação permanente, através de subarrendamento, com opção de compra.

Os documentos publicados podem ser consultados na secção de concursos da página da Direção Regional da Habitação no Portal do Governo Regional dos Açores, através do endereço eletrónicohttp://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/srss-drh/textoImagem/Concursos.htm, no Serviço de Habitação da ilha Terceira, bem como nos postos de atendimento da Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC).

Estes apartamentos são propriedade do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) e arrendados pela Região, estimando-se o início do pagamento das rendas pela Região ao IHRU em janeiro de 2016.

A bonificação dos candidatos admitidos varia entre 10 e 35% do valor da renda mensal suportada pela Região, situando-se numa bonificação média de 22%.

O arrendamento destes 27 fogos representa um investimento mensal superior a 10.500 euros para a Região, correspondendo a um encargo anual de cerca de 127 mil euros.

Para as 27 famílias, representa uma poupança anual superior a 28 mil euros, refletindo-se, diretamente, no aumento do seu rendimento anual disponível.

A Direção Regional da Habitação comunicará em breve aos adjudicatários a data, hora e local para a celebração dos contratos de subarrendamento, com opção de compra.

Num contexto de dificuldade de acesso ao crédito bancário, a possibilidade de arrendar uma habitação com opção de compra tem recebido a adesão das famílias açorianas, particularmente os jovens.

A opção de compra pode concretizar-se após ter decorrido um ano da assinatura dos contratos de arrendamento.

Através desta iniciativa, o Governo dos Açores responde, uma vez mais, às necessidades das famílias açorianas, permitindo o acesso a uma habitação condigna, com uma renda bonificada, privilegiando as famílias jovens, os agregados monoparentais e aqueles que incluam pessoas com incapacidade.

Nesta modalidade, o Executivo já lançou a concurso outros 121 fogos, nas ilhas de S. Miguel (freguesias de Maia e Ribeira Seca, no concelho da Ribeira Grande, e freguesia de Livramento, no concelho de Ponta Delgada) e Terceira (freguesia de Santa Luzia, no concelho de Angra do Heroísmo).



GaCS

Sem comentários: