quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Intervenção do Vice-Presidente do Governo

Texto integral da intervenção do Vice-Presidente do Governo, Sérgio Ávila, preferida hoje, em Angra do Heroísmo, na Gala do Empreendedor:

“Em primeiro lugar gostaria de felicitar todos os concorrentes ao Concurso Regional de Empreendedorismo.

A mensagem que transmitem, de que é possível passarmos do sonho à realidade, deverá constituir para todos nós um estímulo e um exemplo a seguir.

Esta cerimónia da Gala do Empreendedor tem justamente como objetivo manifestar o reconhecimento público pela vossa capacidade de iniciativa.

Evidentemente que ganhar um concurso é sempre importante e estimulante para se dar continuidade à concretização dos projetos, mas não deve constituir o fator decisivo nesse processo.

Todos os que apresentaram os seus planos de negócio devem neles acreditar e manter o intuito da sua concretização, pois tem de ser cada um de nós o primeiro a tentar construir o seu próprio caminho.

Numa cerimónia que pretende distinguir a capacidade de iniciativa dos Açorianos, não poderia deixar de salientar que contamos com essa capacidade para tomarmos nas nossas mãos a iniciativa de ultrapassarmos os desafios com que nos confrontamos.

Acreditamos que todos seremos capazes de dar a resposta adequada a esses desafios, como, aliás, historicamente sempre o fizemos, mesmo em situações de grande adversidade.

Como é do conhecimento geral, estão em curso projetos emblemáticos dirigidos à construção de um ecossistema empreendedor e que, estamos certos, com o devido tempo irão proporcionar o aparecimento de novas empresas, de alto valor acrescentado, assente na aplicação do conhecimento e da inovação.

Estamos em crer que se poderá falar de uma nova economia, em que as oportunidades para os nossos jovens estarão disponíveis e em que estes saberão tirar partido deste novo ambiente de criatividade, de inovação e de criação de riqueza e de emprego.

Não será uma solução para o imediato, mas será a solução de que precisamos para nos posicionarmos num contexto de elevada globalização económica.

Como tem sido amplamente divulgado, o Governo dos Açores vem desenvolvendo um conjunto de medidas de apoio à atividade económica, no sentido de estimular o investimento privado e, com ele, a criação de riqueza e a sustentabilidade da economia da Região.

Entre as medidas desenvolvidas mais recentemente, assume particular importância o Competir+, que corporiza o mais generoso, intenso e abrangente sistema de incentivos ao investimento privado em vigor em todo o país.

Composto por sete subsistemas, gostaria de destacar, considerando o que aqui nos traz hoje, o Subsistema de Incentivos para o Empreendedorismo Qualificado e Criativo.

Este subsistema tem por objetivo estimular a criação de empresas por novos empreendedores que contribuam para a diversificação e regeneração do tecido empresarial.

Contempla ainda uma vertente denominada de “ações coletivas de empreendedorismo” que visa, entre outros aspetos, apoiar estudos de mercados tecnológicos, divulgação de oportunidades de inovação e exploração de resultados de trabalhos de investigação ou de outros conhecimentos científicos ou técnicos.

São igualmente apoiados a criação de espaços de desenvolvimento empresarial e reforço das suas valências para os empreendedores e a participação destes em redes internacionais de apoio ao empreendedorismo ou em projetos internacionais de âmbito empresarial.

O propósito, como tem sido sempre a nossa orientação e o trabalho que desenvolvemos, é o de construirmos nos Açores um ambiente favorável à criação de empresas, de emprego, de riqueza, desenvolvimento económico e de projeção externa da Região.

Daí a especial atenção que demos a medidas como a criação da Marca Açores, um dos pilares impulsionadores da promoção interna e externa da Região.

Com uma natureza transversal a toda a produção regional, a Marca Açores pretende assumir-se como uma marca global de referência, uma marca territorial que identifique a oferta dos Açores, que a promova e que a qualifique.

Entendemos que nunca é excessivo, e muito menos desnecessário, qualquer esforço no sentido de valorizarmos o que é nosso, e estamos convictos de que, com isso, estamos a criar novas oportunidades de negócio.

Oportunidades que os nossos empreendedores saberão – e disso não temos dúvidas – aproveitar e capitalizar em iniciativas conducentes ao alargamento da nossa base de exportação.

No campo das infraestruturas, uma referência aos Parques de Ciência e Tecnologia de São Miguel, em funcionamento, e da Terceira, cujas obras se irão iniciar muito brevemente, e à Escola do Mar, no Faial.

Trata-se de projetos altamente estruturantes, que irão contribuir para que a transferência de conhecimento para as empresas açorianas seja uma realidade a breve trecho.

Uma referência ainda para a criação de uma Rede de Incubadoras de Empresas dos Açores, cujo regulamento já foi aprovado.

A estruturação em rede das incubadoras, quer estejam inseridas nos parques de ciência e tecnologia já mencionados, quer assentes em ‘start up’ a desenvolver pelos municípios, facilitará decisivamente a criação de um ecossistema empreendedor de base local, gerando dinâmicas novas e enriquecedoras do tecido empresarial da Região.  

Estas são, em traços gerais, e entre outras, as medidas que o Governo dos Açores se encontra a desenvolver e que nos permitem afirmar que estamos a construir nos Açores um verdadeiro ecossistema favorável à atividade empresarial e ao empreendedorismo.

E é por isto que, a terminar, quero reiterar o desafio feito aos nossos empreendedores e, sobretudo, aos que participaram na edição de 2014 do Concurso Regional de Empreendedorismo.

Ponderem seriamente a concretização do vosso negócio, pois isso é algo que mais ninguém poderá fazer em vosso lugar.

Em nome do Governo dos Açores posso garantir que tudo faremos para vos apoiar nesse percurso, que sabemos ser difícil, mas que também poderá ser compensador, não só economicamente, como do ponto de vista pessoal.

Aliás, deixem-me manifestar a minha satisfação pelo facto de os três projetos vencedores terem sido concretizados na criação de empresas.

Ser-se empreendedor é uma qualidade que contribui para o bem-estar de toda a sociedade, em resultado do aproveitamento de oportunidades que a muitos passam despercebidas e não obstante as dificuldades que, muitas das vezes, parecem ser inultrapassáveis.

A nossa condição de arquipélago e de região ultraperiférica, geradora de dificuldades que a outros não se colocam, impõe-nos o aparecimento e a ação decidida e corajosa de empreendedores que concretizem projetos de criação de empresas, de emprego e de riqueza.    

A avaliar por este Concurso Regional de Empreendedorismo, podemos contar com a nossa gente, podemos contar com o seu espírito de iniciativa e com a sua determinação.

Obrigado.”

Anexos:
2015.12.03-VPGR-GalaEmpreendedor.mp3

GaCS

Sem comentários: