quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Sérgio Ávila incentiva empreendedores açorianos a concretizarem os seus projetos de negócio

O Vice-Presidente do Governo dos Açores incentivou hoje, em Angra do Heroísmo, os empreendedores açorianos a “acreditarem nos seus planos de negócio e manterem o intuito da sua concretização”.

“Tem de ser cada um de nós o primeiro a tentar construir o seu próprio caminho”, afirmou Sérgio Ávila, que falava na Gala do Empreendedor.

A cerimónia a que presidiu culminou o Concurso Regional de Empreendedorismo de 2014, cujo sucesso Sérgio Ávila sublinhou, manifestando satisfação pelo facto de os três projetos vencedores terem sido concretizados na criação de empresas.

O Vice-Presidente do Governo garantiu o apoio do Executivo aos empreendedores que pretenderem concretizar projetos de negócio, frisando que “ser-se empreendedor é uma qualidade que contribui para o bem-estar de toda a sociedade, em resultado do aproveitamento de oportunidades que a muitos passam despercebidas e não obstante as dificuldades que, muitas das vezes, parecem ser inultrapassáveis”.

“A nossa condição de arquipélago e de região ultraperiférica, geradora de dificuldades que a outros não se colocam, impõe-nos o aparecimento e a ação decidida e corajosa de empreendedores que concretizem projetos de criação de empresas, de emprego e de riqueza”, disse.   

Sérgio Ávila recordou que, neste momento, “estão em curso projetos emblemáticos dirigidos à construção de um ecossistema empreendedor” que espera possa contribuir para o aparecimento de “novas empresas, de alto valor acrescentado assente na aplicação do conhecimento e da inovação”.

“Estamos em crer que se poderá falar de uma nova economia, em que as oportunidades para os nossos jovens estarão disponíveis e em que estes saberão tirar partido deste novo ambiente de criatividade, de inovação e de criação de riqueza e de emprego”, afirmou o Vice-Presidente.

O conjunto de medidas de apoio à atividade económica desenvolvido pelo Governo dos Açores foi evocado por Sérgio Ávila para relevar a “particular importância” do Competir+, que “corporiza o mais generoso, intenso e abrangente sistema de incentivos ao investimento privado em vigor em todo o país”.

O Vice-Presidente realçou, de entre os subsistemas do Competir+, o Subsistema de Incentivos para o Empreendedorismo Qualificado e Criativo, que tem por objetivo estimular a criação de empresas por novos empreendedores que contribuam para a diversificação e regeneração do tecido empresarial.

Na sua intervenção, Sérgio Ávila valorizou também a importância da criação da Marca Açores, frisando que “nunca é excessivo, e muito menos desnecessário, qualquer esforço no sentido de valorizarmos o que é nosso”.

A estruturação, em rede, de incubadoras de empresas mereceu igualmente a atenção do Vice-Presidente do Governo, que considerou facilitadora da “criação de um ecossistema empreendedor de base local, gerando dinâmicas novas e enriquecedoras do tecido empresarial da Região”. 

“Estas são, em traços gerais, e entre outras, as medidas que o Governo dos Açores se encontra a desenvolver e que nos permitem afirmar que estamos a construir nos Açores um verdadeiro ecossistema favorável à atividade empresarial e ao empreendedorismo”, frisou Sérgio Ávila.



GaCS

Sem comentários: