terça-feira, 19 de abril de 2016

Governo dos Açores dá início às obras do Centro de Abrigo Temporário para Sem-Abrigo

A Secretária Regional da Solidariedade Social destacou hoje, em Ponta Delgada, a importância da construção do Centro de Acolhimento Temporário para Sem-Abrigo da Caritas de S. Miguel para o combate a este fenómeno social.

“Estamos hoje perante mais uma etapa, uma importante etapa no percurso de reversão deste fenómeno”, afirmou Andreia Cardoso na cerimónia de lançamento da primeira pedra desta obra, um projeto inscrito na Carta Regional das Obras Públicas e apoiado pelo Governo dos Açores em cerca de quatro milhões de euros.

O Centro de Acolhimento Temporário, que terá capacidade de acolher 90 utentes, dos quais 60 em situação de acolhimento emergente ou temporário e 30 para formação, será também ocupado pela Novo Dia e pelo CRAES – Centro de Recursos de Apoio à Emergência Social.

“Naturalmente, a nossa prioridade é garantir que estes utentes possam transitar, o mais depressa possível e fruto de uma abordagem concertada e adaptada às suas necessidades individuais, para uma solução de habitação permanente”, frisou Andreia Cardoso.

Atualmente, existem 16 centros de alojamento temporário distribuídos pelas ilhas de São Miguel, Terceira e São Jorge, com capacidade para acolher 230 utentes.

Nesta área, está também em funcionamento uma unidade móvel, a circular em São Miguel, com capacidade de resposta para apoiar 56 utentes.

“Sabemos hoje que combinar alojamento permanente com um conjunto articulado de serviços é a melhor forma de apoiar estes cidadãos na melhoria das suas condições de vida e de prevenir futuras ocorrências”, frisou a Secretária Regional.

A obra hoje iniciada tem um prazo estimado de execução de cerca de 540 dias.


Anexos:

GaCS

Sem comentários: