Ao longo do ano de 2011, o Governo Regional, através da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, investiu cerca de 8,5 milhões de euros no reforço de meios, equipamentos, infra-estruturas e formação. A maior fatia do investimento, 3,4 milhões de euros, foi destinada ao transporte terrestre de emergência.
O executivo açoriano, que assume que no âmbito da Protecção Civil a formação de bombeiros e a emergência pré-hospitalar são as prioridades da actual legislatura, aplicou 160 mil euros na formação profissional do corpo de bombeiros e 230 mil euros em acções de informação, formação e sensibilização dirigidos à população.
“Ao nível da Formação e sensibilização da população para os riscos, há muito que não nos circunscrevemos a panfletos temáticos e em realizamos oito cursos de segurança para crianças, idosos, pessoal docente e discente para além de seminários temáticos e cursos para jornalistas”. O projecto ‘Escola Segura’, para alunos do 1º ciclo, abrangem em 2011 e 2012, 155 escolas e chega a 11 500 crianças; já o projecto ‘Clubes de Proteção Civil’, para os 2º e 3º ciclos, irá abranger 15 600 alunos em 2011 e 2012”, sublinhou o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos.
Relativamente às corporações de bombeiros dos Açores, o plano de investimentos envolveu 1 800 mil euros na aquisição de viaturas de combate ao fogo e 88 mil euros na aquisição de novas ambulâncias.
No quadro do apetrechamento dos corpos de bombeiros, em 2011, existem 191 viaturas de combate ao fogo, de comando e de apoio, e sete embarcações de socorros a náufragos. “Estes equipamentos são disponibilizados gratuita e completamente equipadas às associações humanitárias. Orgulhamo-nos de termos os corpos de bombeiros dos mais modernos e equipados do país”, referiu José Contente.
Em infra-estruturas físicas (construção de novos quartéis, anexos, secções destacadas e grandes beneficiações) o Governo Regional investiu mais de três milhões de euros.
Recorde-se que foi já implementada a nova Rede de Comunicações de Emergência do SRPCBA, que veio permitir ligar entre si todos os Corpos de Bombeiros, Hospitais, Centros de Saúde, Câmaras Municipais e Serviço, num investimento de seis milhões de euros. “Acresce que a Proteção Civil açoriana utiliza hoje um Sistema de informação geográfico aplicado diariamente nos domínios do planeamento de emergência, prevenção, previsão e socorro”, adiantou o governante.
A outra prioridade desta legislatura, a emergência pré-hospitalar, sinaliza-se não só pelas 102 ambulâncias ao serviço (várias medicalizadas) como pelos 193 tripulantes que o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores paga anualmente, havendo já 78 tripulantes de ambulância de socorro com formação em Suporte Básico e Suporte Avançado de Vida nas Vitimas de Trauma no Pré-Hospitalar (PHTLS) e 60 com este curso e com a valência de desfibrilação automática externa (DAE).
Em 2012 entrarão em funcionamento as ambulâncias SIV (Suporte Imediato de Vida) nas ilhas Terceira e S. Miguel e ao longo do ano nas restantes cidades açorianas.
GaCS
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