As escolas e centros de saúde da Região realizaram1722 acções de sensibilização de estilos de vida saudável no âmbito do Programa Regional de Saúde Escolar e de Saúde Infanto-juvenil, no período correspondente ao ano letivo 2010/2011.
As atividades em causa envolveram temas relacionadas com alimentação saudável, saúde oral, saúde mental, actividade física, educação para o consumo de substâncias lícitas e ilícitas, saúde sexual e reprodutiva, ambiente e escola, prevenção da violência e bulling.
No âmbito do mesmo programa realizaram-se, no período em referência, exames globais de saúde às crianças dos grupos etários 5-6 anos e 11-13 anos e foi atualizada a vacinação aos alunos e à comunidade educativa. Funcionaram durante este ano lectivo 11 Gabinetes de Saúde, nas escolas secundárias.
Também durante este ano iniciou-se a avaliação das condições de segurança, higiene e saúde dos edifícios escolares.
O relatório de execução, agora apresentado, refere que a implementação destas atividades abrangeu todas as 14 unidades de saúde e escolas, integradas nas 36 unidades orgânicas. Envolveram um total de 337 profissionais, nas equipas de saúde escolar, entre os quais, 124 professores, 57 enfermeiros, 64 médicos, 34 psicólogos, 8 nutricionistas e dietistas, 3 fisioterapeutas, 7 técnicos de saúde ambiental e 2 terapeutas da fala.
Segundo Manuela Ferreira, gestora do programa, todos os centros de saúde e unidades escolares apresentaram um plano de actividades de saúde escolar e empenharam-se na sua concretização. Apesar de ser o primeiro ano de implementação do programa e de parte do tempo ter sido utilizada no planeamento e organização, mesmo assim, atingiram-se bons resultados e os objetivos foram alcançados.
O programa Regional de Saúde Escolar e Saúde Infanto-Juvenil foi criado com o objetivo de constituir um contributo para a elevação do nível educacional e de saúde da população escolar açoriana, tendo em conta que a escola – em estreita articulação com os centros de saúde -- pode constituir-se como um espaço facilitador da adopção de comportamentos mais saudáveis encontrando-se numa posição ideal para promover e manter a saúde da comunidade educativa e da comunidade envolvente.
As actividades e acções desenvolvidas ao longo do presente ano lectivo comprovam que a cooperação das unidades de saúde com as escolas é a forma apropriada para o sucesso destas medidas.
A coordenadora do programa está confiante que o próximo ano lectivo, já com as bases de trabalho e planeamento definidos, se poderá ir ainda mais longe.
GaCS
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