A Secretaria Regional dos Recursos Naturais adjudicou o contrato para a execução da Rede de Monitorização do Ciclo Hidrológico nas ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo ao agrupamento Global EDA e Tecnovia Açores.
A Rede Hidrometeorológica dos Açores dispõe atualmente de estações automáticas e manuais em quatro ilhas, sendo agora reforçada e alargada a todo o arquipélago.
O contrato, no valor de cerca de 800 mil euros, prevê o fornecimento de equipamentos que permitem automatizar 42 estações no arquipélago, englobando as Redes Meteorológica, Udométrica e Hidrométrica.
Prevê ainda a execução de proteções hidráulicas para as estações hidrométricas e a elaboração do respetivo projeto de execução.
As estações meteorológicas permitem obter dados sobre a intensidade e direção do vento, evaporação, humidade, precipitação, temperatura, nível e temperatura da água da tina, enquanto as estações udométricas registam o valor de precipitação, intensidade e direção do vento.
As estações hidrométricas, instaladas em cursos de água de regime permanente e lagoas, permitem obter dados sobre as alturas do nível de água, a partir das quais se afere o caudal
O projeto da Rede Hidrometeorológica dos Açores que visa a monitorização do ciclo hidrológico na Região através de estações automáticas com teletransmissão de dados em tempo real e disponibilização em plataforma on-line, foi galardoado em 2013 com o "Green Project Awards Portugal”, na categoria Information Technology.
Esta rede, gerida pela Secretaria Regional dos Recursos Naturais através da Direção Regional do Ambiente, é constituída por estações de medição da precipitação e dos caudais das lagoas e ribeiras, facultando informação que serve, por exemplo, para os alertas de movimentos de vertentes divulgados pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário