A quinta edição da Campanha ‘Açores Entre-Mares’, uma iniciativa do Governo dos Açores promovida através da Secretaria Regional dos Recursos Naturais, decorre a partir de hoje, Dia Europeu do Mar, até 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, estando previstas cerca de 50 ações em toda a Região para mobilizar a sociedade para o conhecimento, preservação e promoção do Mar dos Açores.
Nas próximas três semanas, sob o tema 'Baleias, Golfinhos e Tubarões', vão decorrer inúmeras iniciativas desenvolvidas em parceria com entidades públicas e privadas, entre as quais observações de cetáceos, visitas a áreas protegidas, palestras, tertúlias, exposições, limpezas subaquáticas e de orla costeira, regatas, passeios marítimos e sessões de cinema.
Pretende-se que as três espécies emblemáticas do Mar dos Açores contribuam para alertar para as ameaças à vida marinha e para a necessidade de mudar comportamentos lesivos, mas também para as oportunidades que proporcionam, como as atividades de observação de cetáceos, a dinamização do Património Baleeiro ou o mergulho com tubarões.
Todas as entidades podem organizar e dinamizar eventos que apelem à utilização sustentável do Mar, contando a campanha este ano já com cerca de três dezenas de parceiros, incluindo municípios, autoridade marítima, clubes navais, marinas, centros de ciência, escolas e associações desportivas.
A abertura oficial é hoje assinalada pelo Diretor Regional dos Assuntos do Mar, Filipe Porteiro, com uma ação destinada aos mais pequenos, pelas 9h30 no Aquário de Porto-Pim, na ilha do Faial.
Ao início da tarde, decorrerá uma saída de barco para avistamento de baleias, a partir do Porto da Madalena, na ilha do Pico, que contará com a participação do fotógrafo de natureza, Nuno Sá.
O programa, permanentemente em atualização, pode ser consultado no endereço eletrónico http://www.azores.gov.pt/GRA/SRRN-cigam/
Apela-se à adesão de toda a comunidade a esta campanha, promovendo iniciativas ou participando nas atividades propostas, o que pode ser feito através dos Parques Naturais de Ilha, das Ecotecas ou da Direção Regional para os Assuntos do Mar.
O Dia Europeu do Mar foi instituído em 2008 pelo Conselho Europeu, Parlamento Europeu e Comissão Europeia, enquadrado na Política Marítima Integrada da União Europeia.
Este dia é celebrado anualmente a 20 de Maio, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos europeus para o reconhecimento do papel crucial desempenhado pelos mares e oceanos no seu quotidiano e para evidenciar a importância socioeconómica dos setores marinhos e marítimos para o progresso da Europa, o chamado 'Crescimento Azul'.
O Dia Mundial dos Oceanos começou a ser comemorado a 8 de Junho de 1992, durante a Cimeira da Terra Rio-92, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.
Esta data comemorativa tem a finalidade de fazer anualmente uma homenagem aos Oceanos e aos recursos naturais que deles provêm.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário