A Diretora Regional da Juventude destacou hoje, em Ponta Delgada, a importância do projeto Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso enquanto resposta a uma necessidade real dos jovens, mas também aos desafios lançados pela Comissão Europeia.
“Desde há alguns anos, o Governo dos Açores, nomeadamente através da Direção Regional da Juventude, tem o empreendedorismo como uma das suas prioridades na definição e implementação de políticas para a Juventude”, frisou Pilar Damião, que falava na abertura do IV Concurso Regional Ideiaçores.
Na sua intervenção, Pilar Damião salientou que, recentemente, o Conselho da União Europeia na área da Educação, Juventude, Cultura e Desporto realçou a importância do empreendedorismo ser incluído nos vários níveis de ensino.
A necessidade de articular e sensibilizar várias realidades, como escolas, empresas e organizações de jovens, para este tema, a relevância de os jovens terem, pelo menos, uma experiência de vida empresarial durante a vida escolar e a pertinência de saberem gerir situações de insucesso foram alguns dos fatores apontados pela Diretora Regional da Juventude como preponderantes para a União Europeia na implementação do empreendedorismo nas escolas e que o Governo dos Açores subscreve.
Este ano, o Concurso Regional Ideiaçores realiza-se durante dois dias, contando com a participação de alunos de 35 escolas do arquipélago.
Hoje serão apresentadas 18 ideias de negócio dos alunos do 2.º e do 3.º ciclo do ensino básico, estando prevista para sexta-feira a apresentação de 17 projetos das equipas do ensino secundário e profissional.
Os vencedores serão conhecidos na sexta-feira, altura em que se procederá à entrega dos prémios, numa cerimónia que contará com a presença das diretoras regionais da Juventude, Pilar Damião, e da Educação, Graça Teixeira, e do Diretor Regional do Apoio ao Investimento e à Competitividade, Ricardo Medeiros.
O Concurso Regional Ideiaçores realiza-se no âmbito do programa Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso, uma iniciativa do Governo dos Açores, através das direções regionais da Juventude e da Educação, da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA) e do Centro de Empreendedorismo da Universidade dos Açores.
2014.05.29-DRJ-IdeiAcores.mp3 |
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário