segunda-feira, 19 de maio de 2014

Vasco Cordeiro inaugura Parque de Exposições ao serviço da economia de São Miguel

O Presidente do Governo inaugurou o Parque de Exposições de São Miguel, que estará ao serviço do desenvolvimento da economia da ilha, com destaque para o sector agro-pecuário, e manifestou-se confiante de que, em conjunto com as entidades públicas, o setor agrícola saberá dar resposta aos desafios com que está confrontado nos próximos anos.

Vasco Cordeiro começou por salientar a importância desta nova infraestrutura, cuja construção se iniciou em 2012 e que vai ser gerida pela Associação Agrícola de São Miguel, por estar, agora, ao serviço da capacidade de promoção, do dinamismo e do espírito empreendedor da economia micaelense.

Na sua intervenção, o Presidente do Governo manifestou, por outro lado, confiança no setor agrícola dos Açores, que vai dispor de um novo Programa de Desenvolvimento Rural a vigorar até 2020, e que já foi entregue à Comissão Europeia, após o trabalho de concertação entre os diversos parceiros do setor.

“Temos, também, um novo POSEI, em que a Região conseguiu manter um envelope financeiro na ordem dos 77 milhões de euros por ano, e que interessa aproveitar de forma cada vez mais eficiente”, destacou Vasco Cordeiro, para quem as alterações ao nível do regime de quotas, para além dos diagnósticos já feitos, obrigam a que cada um se centre nas respostas que tem dar.

“Esses diagnósticos permitiram lançar já um conjunto de trabalhos que estão a decorrer e que interessa reforçar, tendo a noção muito clara dos cinco desafios que interessa vencer”, disse o Presidente do Governo, ao salientar que o primeiro destes desafios passa por reforçar as parcerias entre a produção, a transformação e a comercialização, através de consensos e estratégias conjuntas.

“O segundo desafio prende-se com o trabalho imprescindível de manter a qualidade e preservar a imagem dos nossos produtos. Este é um dos aspetos em que não podemos aligeirar o nosso cuidado e que é absolutamente essencial para o futuro da nossa economia”, frisou o Presidente do Governo.

Perante várias centenas de lavradores de São Miguel, Vasco Cordeiro elencou o terceiro desafio: a necessidade de um esforço contínuo, do qual já existem bons exemplos, na diferenciação da produção, na inovação dos produtos e naquilo que pode diferenciar os Açores face a muitas regiões que, também, produzem leite.

“O quarto desafio passa pela valorização e aproveitamento das nossas vantagens comparativas que nos diferenciam de outras regiões do país e da Europa. Esse é um aspeto cada vez mais valorizado por consumidores exigentes e conscientes”, afirmou o Presidente do Governo, para quem o quinto desafio do setor agrícola assenta em nunca prescindir de uma gestão profissionalizada e rigorosa de todos os intervenientes nesta cadeia, desde a exploração agrícola, até à componente da comercialização dos produtos.

Na sua intervenção, o Presidente do Governo anunciou, por outro lado, que, até ao final do terceiro trimestre deste ano, todos os cerca de 400 projetos de agricultores, que representam perto de 25 milhões de euros e que transitam do atual para o próximo Quadro Comunitário de Apoio, terão a sua decisão.

Desta forma, o Governo dos Açores dá resposta à “capacidade de realização do setor agrícola”, assegurou Vasco Cordeiro.

Num investimento de cerca de 10 milhões de euros, o novo Parque de Exposições de São Miguel disponibiliza, para além do próprio espaço para exposições, várias valências como áreas comerciais e de serviços de apoio ao funcionamento de entidades oficiais, como é o caso do Posto de Atendimento do Serviço de Desenvolvimento Agrário da Ilha de São Miguel.

“A importância deste investimento não se esgota na obra em si ou na sua dimensão, já que é, também, um sinal da confiança na capacidade do setor agrícola de produzir e de criar riqueza na nossa Região”, concluiu Vasco Cordeiro.


Anexos:


GaCS

Sem comentários: