quinta-feira, 14 de abril de 2016

Indicador de Atividade Económica dos Açores com crescimento acima de 4% nos últimos quatro meses

O Vice-Presidente do Governo afirmou que os dados hoje publicados pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), relativos ao Indicador de Atividade Económica, demonstram que os Açores continuam a registar “uma retoma significativa da atividade económica”.

Sérgio Ávila considerou o crescimento registado em fevereiro deste ano, superior em quatro por cento ao verificado no mesmo mês de 2015, como revelador de que “nos últimos quatro meses o crescimento da atividade económica nos Açores tem sido sempre superior a quatro por cento, que é um valor extremamente significativo”.

Para o Vice-Presidente, esse crescimento “consolida a dinâmica de retoma" da economia açoriana e é, essencialmente, "um indicador extremamente positivo em termos de impacto ao nível do emprego e da criação de riqueza e de rendimento na Região”.

Sérgio Ávila disse também que o Indicador de Atividade Económica hoje divulgado pelo SREA confirma, por outro lado, “o otimismo que tem vindo a ser revelado pelos diversos agentes económicos e sociais por aquilo que será o crescimento que a economia dos Açores irá registar ao longo deste ano”.

O Índice de Atividade Económica é um indicador de síntese construído para acompanhar a evolução, no curto prazo, da economia regional, a partir de séries de referência da atividade económica.

As séries utilizadas na obtenção do IAE-Açores foram o “Leite Entregue nas Fábricas”, o “Gado Abatido”, a "Pesca Descarregada”, a “Produção de Energia”, a “Produção de Produtos Lácteos”, o “Consumo de Energia na Indústria”, a “Venda de Cimento”, os “Empregados na Construção Civil”, os “Passageiros Desembarcados Via Aérea”, as “Dormidas nos Estabelecimentos Hoteleiros”, os “Créditos Bancários Concedidos”, o “Número de Prédios Transacionados” e o “Número de Levantamentos Multibanco”.

Anexos:
2016.04.14-VPGR-IndicadorAtividadeEconómica.mp3

GaCS

Sem comentários: