sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Açores recebem cinco provas de ciclismo em 2016, anuncia Vítor Fraga

O Secretário Regional do Turismo e Transportes anunciou hoje, em Ponta Delgada, que os Açores vão receber cinco provas de ciclismo em 2016, que integram o Programa Cyclin’Azores.

Vítor Fraga, que falava na apresentação da Azores MTB Marathon 2015, que decorre neste fim-de-semana, salientou que “o ciclismo é uma atividade em crescimento, como é reconhecido pela própria Organização Mundial do Turismo, e torna-se fundamental criar condições quer para o desenvolvimento deste produto turístico, quer para a sua qualificação”.

“Este é um trabalho que terá de ser conjunto entre as várias entidades”, frisou o Secretário Regional, acrescentando que será estabelecido um protocolo com a Associação de Ciclismo dos Açores para o desenvolvimento e implementação do Cyclin'Azores, já em 2016.

O 'Cyclin'Azores' é um programa a desenvolver pela Associação de Ciclismo dos Açores, em conjunto com a Federação Portuguesa de Ciclismo, que contará com a realização de várias provas, nomeadamente  uma competição nacional de quatro dias, no Faial e no Pico, em maio; uma competição nacional de quatro dias em S. Miguel, em junho; uma competição nacional de três dias na Terceira, em julho; o Azores MTB World Marathon Series em S. Miguel, em outubro de 2015 e de 2016, e ainda o Azores Granfondo, uma prova de massas, na vertente de estrada, a realizar em sistema de rotação por várias ilhas e que no próximo ano será realizada na ilha do Pico.

“Julgo que está claro que esta é uma aposta, não só para o imediato, mas sim para o futuro, indo ao encontro daquilo que tem sido a estratégia do Governo no que concerne à angariação e ao apoio a eventos”, promovendo “a sua necessária consolidação para, maximizar o retorno de todo o investimento efetuado”, frisou Vítor Fraga.

O Secretário Regional afirmou ainda que o Azores MTB World Marathon Series é um evento que se enquadra claramente na estratégia definida pelo Governo dos Açores para a angariação de iniciativas, que tem dois objetivos claros, que são a captação direta de fluxos turísticos associados ao evento e a promoção da Região.

“Este evento engloba-se na aposta do Governo dos Açores com vista à construção de um destino turístico sustentável e um destino turístico de sucesso”, disse Vítor Fraga.

Para o titular da pasta do Turismo, este “é um evento que tira claramente partido das mais-valias da nossa natureza, para potenciar o desenvolvimento de um produto turístico com claras possibilidades de expansão no arquipélago”.

No próximo ano, a prova fará parte da Taça de Portugal de Maratonas, o que irá potenciar o número de participantes.

O Secretário Regional enalteceu ainda todo o empenho da Associação de Ciclismo dos Açores na organização do MTB World Marathon Series, assim como o reconhecimento que a associação obteve junto da União Ciclista Internacional, que já estabeleceu data para a edição do próximo ano (outubro de 2016).

Anexos:


GaCS

Sem comentários: