quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Centro Regional de Apoio ao Artesanato promove Mercado de Doçaria Açoriana na ilha Terceira

O Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), organismo dependente da Vice-Presidência do Governo, promove, pela primeira vez, a realização de um Mercado de Doçaria Açoriana.

A iniciativa, intitulada “Dias Doces”, vai decorrer, entre 16 e 18 de outubro, na Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira, na Praia da Vitória.

Este mercado, para além da promoção e comercialização da doçaria açoriana, pretende também dar visibilidade aos licores, ao mel, ao chá e a alguns artigos de cerâmica que são utilizados na cozinha regional açoriana.

O evento inclui um concurso de doces, com o objetivo de sensibilizar a população para a importância estratégica dos produtos regionais, no contexto das políticas que têm vindo a ser desenvolvidas pelo Governo dos Açores, mas também para incentivar a inovação e o empreendedorismo ao nível do aproveitamento da produção local, designadamente da banana, que se pretende destacar neste Mercado de Doçaria.

Os “Dias Doces” incluem ainda a realização de concertos de bandas e grupos locais, nomeadamente os TI – NOTAS, os Diáspora, cantadores de Cantigas ao Desafio e as 'Velhas', além de exposições, concursos, workshops eshowcookings, que estarão a cargo da Escola Profissional da Praia da Vitória e da Escola de Formação Turística e Hoteleira de Ponta Delgada.

O programa prevê também a realização de palestras que abordarão temáticas sobre a doçaria conventual e burguesa dos Açores, a partir de um trabalho de investigação de Ana Maria Costa, e uma sessão de nutrição sobre o açúcar, a cargo de Cláudia Valadão Meneses, nutricionista do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira.

As inscrições para o concurso de doces e para os workshops podem ser feitas na delegação da Vice-Presidência do Governo, na rua Direita, n.º 76, em Angra do Heroísmo, ou através dos números de telefone 295 215 134/5 ou 910 209 367.

O Mercado de Doçaria Açoriana estará aberto ao público na sexta-feira, das 17h00 às 23h00, e no sábado e domingo, das 14h00 às 23h00.



GaCS

Sem comentários: