sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Governo dos Açores adjudica obra na Ribeira Francisco Vieira, na ilha Terceira

A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da Direção Regional do Ambiente, procedeu à adjudicação da empreitada de intervenção na Ribeira Francisco Vieira, na freguesia do Raminho, concelho de Angra do Heroísmo, por 551 mil euros, à empresa Transjet-Construções e Transportes, Lda.                

Esta empreitada, inscrita na Carta Regional de Obras Públicas, tem um prazo de execução de seis meses e prevê a proteção, regularização e controlo das cheias na ribeira, assim como a requalificação ambiental do leito e das margens.

A linha de água irá sofrer uma intervenção ao longo do seu trajeto de forma a facilitar o melhor escoamento dos caudais afluentes, consolidando os muros já existentes, construindo e reconstruindo alguns muros de suporte lateral e criando duas bacias de retenção, tendo sempre como objetivo final facilitar o escoamento em segurança.

A intervenção prevê, ainda, o reperfilamento das margens laterais com taludes estáveis e a criação de acessos às pastagens.

Está também previsto o desassoreamento do leito, sendo que as operações de limpeza e desobstrução do leito e margem da ribeira serão realizadas ao longo de todo o traçado a intervencionar.

Em 2015, dos cerca de 5,5 milhões de euros executados no domínio dos recursos hídricos, cerca de 4,7 milhões correspondem a ações de manutenção e limpeza e a intervenções de reperfilamento e outras obras hidráulicas nas linhas de água em toda a Região.

A estas ações somam-se ainda as intervenções feitas no âmbito do programa Eco-Freguesia, tendo este ano sido atribuídos apoios no valor global de 450 mil euros.



GaCS

Sem comentários: